Menu
terça, 08 de julho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Economia

Puxado pelo agronegócio, PIB de MS deve crescer 5,5% neste ano

20 junho 2025 - 09h24Agência de Noticias do Governo de MS

O PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso do Sul deve crescer 5,5% neste ano. A estimativa atualizada é da Resenha Regional do Banco do Brasil, relativa ao mês de junho. Com isso, o Estado deverá ter o segundo maior crescimento do PIB no país, atrás apenas de Mato Grosso, que tem previsão de acréscimo de 6,8% em 2025.

A agropecuária é a âncora deste crescimento na riqueza do Estado, com estimativa de aumento de 17,9% no PIB em 2025. Já para a indústria, o PIB estimado é de 2,9%; no de Serviços, 3,1%.

Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck destacou que a região Centro-Oeste mantém-se como a mais promissora em termos de crescimento econômico.

Os estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul lideram esse movimento, impulsionados por perspectivas favoráveis para o setor agrícola, cujos efeitos positivos se estendem para os demais segmentos econômicos, especialmente a indústria alimentícia e os serviços associados à cadeia produtiva do agronegócio. O índice de 17,9% no PIB do agro sul-mato-grossense é o maior do Brasil, segundo o levantamento.

Verruck lembra que no campo, a última projeção do Projeto SIGA-MS, da Semadesc, executado pela Aprosoja/MS, registrou área de soja de 4,524 milhões de hectares, com uma produtividade média ponderada de 51,78 sacas por hectare, e produção de 14,060 milhões de toneladas.

Para o milho as perspectivas são ainda mais positivas. A estimativa apontou segunda safra de milho superior em comparação ao ciclo anterior, com uma área cultivada de 2,1 milhões de hectares. A produtividade média esperada é de 80,8 sacas por hectare, alinhada ao potencial produtivo observado nas últimas cinco safras do Estado.

Com base nesses números, a expectativa é de uma produção total de 10,2 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 20,6% em relação ao ciclo anterior no Estado.

"O cenário é otimista puxado pelo aumento na produtividade devido às condições climáticas favoráveis e à expansão na área de colheita de grãos, diferente do ano passado. Somos o segundo do país em PIB total e saímos de 4,4% para 5,5% por conta do avanço do agronegócio", frisou o secretário.

A diversificação de culturas no Estado, até pouco tempo conhecido como produtor do binômio 'soja e boi', também foi uma "virada de chave" nas cadeias produtivas estaduais.

"Essa mudança está ajudando a melhorar o resultado da economia estadual. Tivemos nos últimos anos a entrada da citricultura que já tem pelo menos 30 mil hectares de plantio prospectados e em andamento, temos também o crescimento de áreas de amendoim em expansão onde antes havia pastagem degradada", pontuou Verruck, que completa.

"No amendoim, MS tem 42 mil hectares cultivados e já e o maior produtor do país, superando São Paulo. Toda esta mudança de cultura de plantio abre mais possibilidades para que novos empreendimentos venham para o Estado e gerem mais empregos".

No setor da indústria, a consolidação do Vale da Celulose, com a operação de quatro fábricas (sendo três em Três Lagoas, uma em Ribas do Rio Pardo), uma em construção em Inocência e outra em processos de licenciamento em Bataguassu, também puxaram o índice de crescimento do PIB.

Pecuária

Na pecuária, os primeiros resultados divulgados pelo IBGE referentes ao primeiro trimestre de 2025, o abate de bovinos, suínos e frangos em Mato Grosso do Sul, assim como em todo o Brasil, registrou um aumento em comparação com o mesmo período de 2024, segundo dados do IBGE. 

O abate de bovinos atingiu 9,87milhões de cabeças, representando um crescimento de 4,6% em relação ao primeiro trimestre de 2024, e um aumento de 1,9% em relação ao trimestre anterior. Além disso, o abate de frangos também apresentou crescimento, com 1,63 bilhão de cabeças abatidas, um aumento de 2,3% em relação ao primeiro trimestre de 2024. 

"Todos estes fatores contribuem para que o MS mantenha o foco de desenvolvimento voltado no Estado multiproteína e na agregação de valor a matéria-prima, industrializando os produtos daqui", concluiu o secretário Jaime Verruck.

As mais recentes revisões das projeções da produção agrícola feitas pelo IBGE e pela Conab apontam para um cenário amplamente favorável ao agronegócio brasileiro em 2025.

A alta nas estimativas de colheita da soja e do milho da primeira safra - já praticamente encerrada em grande parte do país - e o bom andamento da semeadura do milho da segunda safra sustentam a expectativa de uma safra recorde. Na pecuária, também são esperados resultados positivos, especialmente na produção de aves e suínos.

Embora haja previsão de recuo na produção de bovinos ao longo de 2025, os números do primeiro semestre indicam desempenho mais otimista. Diante desse quadro, a projeção de crescimento do PIB agropecuário foi elevada de 6,0% para 8,2%.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,18%
Economia
Vantagens de participar de um programa de referidos digital no dia a dia
Economia
MS registra abertura de 1.022 novas empresas no mês de junho
economia
MS bate recorde histórico de abertura de empresas no 1º semestre
economia
Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado
economia
Caixa conclui pagamento da parcela do Bolsa Família de junho
economia
Receita paga nesta segunda maior lote de restituição do IR da história
Economia
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
economia
Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes
Economia
Receita libera hoje consulta ao segundo lote de restituição do IR

Mais Lidas

Plantão
Servidor morre em colisão entre camionete e carreta na BR-262
Esporte
Em visita à Corumbá, presidente da FFMS discute melhorias na base e no Arthur Marinho
Fiscalização
Seis ônibus clandestinos com drogas e contrabandos são interceptados na BR 262
Polícia
Casal preso em Corumbá transportava mais de 200 kg de drogas em 14 malas