Menu
terça, 10 de fevereiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Economia

Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor

10 fevereiro 2026 - 15h16Agência Brasil

As novas regras do sistema de vale-alimentação e vale-refeição entram em vigor nesta terça-feira (10). Em novembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que altera o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) com o objetivo de ampliar a transparência, a concorrência e a integridade no setor.

Agora, a taxa de desconto (MDR) cobrada dos supermercados e restaurantes, pelas operadoras, não pode ultrapassar 3,6%. A tarifa de intercâmbio tem teto de 2%, sendo vedada qualquer cobrança adicional.

Além disso, o repasse do dinheiro aos estabelecimentos deve ocorrer em até 15 dias corridos após a transação. Até então, restaurantes e similares recebiam os valores 30 dias após as transações.

Já estavam em vigor, com a assinatura do decreto, as regras de proteção, com a proibição de práticas comerciais abusivas, como deságios, descontos, benefícios indiretos, prazos incompatíveis com repasses pré-pagos e vantagens financeiras não relacionadas à alimentação.

A nova regulamentação do PAT já foi questionada na Justiça pelas maiores empresas de vale-alimentação e refeição do país, que obtiveram liminares suspendendo fiscalização ou aplicação de punições. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), “por ora, elas estão protegidas de sanções por descumprimento das regras de taxas e prazos, mas não estão dispensadas das demais obrigações do decreto e do PAT”.

“É fundamental que todas as empresas ajustem suas operações para estar em conformidade com o novo normativo, inclusive aquelas que possuem liminar.

As liminares não suspendem a vigência do decreto como um todo, nem estendem seus efeitos a outras empresas. O decreto está em pleno vigor e deve ser integralmente cumprido. A obrigatoriedade de observância das novas regras, como o teto de taxas e os prazos de liquidação, é imediata para todo o mercado, segundo a pasta.

As mudanças no programa beneficiam mais de 22 milhões de trabalhadores, que terão maior liberdade de escolha e melhor aceitação dos cartões. O decreto também traz equilíbrio para empresas e estabelecimentos, garantindo que os recursos sejam usados exclusivamente para alimentação.

Criado em 1976, o PAT é a política pública mais antiga do MTE e vai completar 50 anos em 2026. O programa conta com 327 mil empresas cadastradas e alcança 22,1 milhões de trabalhadores em todo o país.

Próximas mudanças

Outra mudança entra em vigor a partir de 10 de maio, com a transição do sistema atual, em que o cartão de vale-alimentação ou vale-refeição só pode ser utilizado em estabelecimentos credenciados por uma única operadora, para um novo arranjo, no qual o benefício poderá ser aceito em diferentes maquininhas e estabelecimentos, independentemente da empresa emissora ou da bandeira.

Em novembro, 360 dias após a assinatura do decreto, está prevista a interoperabilidade plena do sistema, quando qualquer cartão PAT deverá ser aceito em qualquer maquininha de pagamento no Brasil.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia
Seguro-Defeso 2026: Pagamento do 1º lote começa dia 17 de fevereiro
economia
Brasileiros sacaram em dezembro R$ 429 milhões esquecidos em bancos
desenvolvimento
MS abre 1.254 novas empresas em janeiro e mantém ritmo positivo de crescimento
economia
Ferramenta promove educação financeira a famílias no CadÚnico
Economia
Mercado reduz previsão da inflação para 3,97% este ano
economia
Poupança tem retirada líquida de R$ 23,5 bilhões em janeiro
desenvolvimento
Recuperação de pastagens em MS avança com crédito e tecnologia
economia
Saiba como consultar se tem direito ao abono salarial PIS/Pasep 2026
economia
Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã
economia
Carnaval 2026: ambulantes terão isenção de taxas em Corumbá

Mais Lidas

Cultura
Jovens músicos de Corumbá são aprovados na OSB Jovem no Rio de Janeiro
Polícia
Operação desarticula esquema de transporte clandestino que atuava em Corumbá
Plantão
Curto-circuito em ventilador mobiliza Bombeiros em escola estadual de Corumbá
Cultura
Sexta-feira tem tradição junina na avenida com o Bloco Sem Limites na Folia