Menu
segunda, 10 de novembro de 2025
Câmara - Novembro Azul
Andorinha - WhatsApp
Economia

MS é o estado brasileiro que mais usa o Pix para pagamentos

12 abril 2025 - 12h29Mídiamax

Em quatro anos desde seu lançamento, o Pix se tornou o meio de pagamento mais popular entre os brasileiros, utilizado por 76,4% da população. A informação é de um levantamento do Banco Central, divulgado em dezembro de 2024. 

Em , 54% dos clientes de micro e pequenos empreendedores utilizam o Pix como principal meio de pagamento, de acordo com dados mais recentes levantados na pesquisa “Pulso dos Pequenos Negócios”, elaborada pelo Sebrae/MS em parceria com o  (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

O levantamento também colocou o Estado como líder no ranking nacional no uso do Pix como forma para aquisição de produtos e contratação de serviços no ano de 2023. Foi constatado também que 14% dos consumidores preferem o cartão de crédito, e 9% optam pelo cartão de débito.

Contudo, a preferência pelo pagamento por meio digital impacta diretamente na circulação de cédulas e moedas. Isso dificulta a vida de pequenos comércios que dependem do dinheiro em espécie para garantir o troco das vendas aos clientes.  

A 7ª edição da pesquisa “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, do Banco Central, revelou que brasileiros de ambos os sexos, de todas as classes sociais e das cinco regiões do país usam amplamente o Pix. A modalidade é adotada por 76,4% da população, seguida pelo cartão de débito (69,1%) e o dinheiro (68,9%).

A pesquisa, realizada entre 28 de maio e 1º de julho de 2024, contou com a participação de duas mil pessoas, das quais mil eram caixas de estabelecimentos comerciais.

O estudo abrangeu todas as capitais do  e municípios com mais de cem mil habitantes, exceto o estado do Rio Grande do Sul, devido à catástrofe climática ocorrida em maio do mesmo ano. A organização redistribuiu as entrevistas que seriam realizadas no Rio Grande do Sul para cidades de Santa Catarina e Paraná.

A pesquisa também buscou entender qual meio de pagamento a população utiliza com maior frequência. O Pix lidera, com 46,1%, seguido pelo dinheiro, que ocupa o segundo lugar com 22%. Em seguida, estão os cartões de débito (17,4%) e os cartões de crédito (11,5%). A próxima edição da pesquisa está prevista para 2027. Para acessar a pesquisa completa clique aqui

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

economia
Isenção do IR reduz desigualdade e incentiva consumo, diz especialista
economia
IBGE confirma crescimento de 3,2% da economia em 2023
Economia
Adesão ao Programa Regulariza Corumbá segue aberta até dezembro
Economia
Com gestão pelo Ministério do Trabalho, seguro-defeso sofre mudança nas regras
Economia
Isenção do IR é vitória dos trabalhadores, dizem centrais sindicais
Economia
Bancos promovem mutirão para negociar dívidas bancárias em atraso
Economia
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil
Economia
Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor neste sábado
Economia
Apostas para a Mega da Virada começam neste sábado
Economia
Fórum discute oportunidades de negócio para MS a partir da Rota Bioceânica

Mais Lidas

polícia
Suspeitos de furto em supermercado de Corumbá são liberados após audiência
saúde
Dr. Victor Rocha fará atendimentos de exame de mama para mulheres em Corumbá
Política
Paulo Duarte entrega R$ 400 mil em emendas a escolas e instituto no Pantanal
Educação
Estudantes de Corumbá compartilham estratégias e dicas para arrasar no Enem