Menu
terça, 10 de fevereiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Economia

MS abre 1.254 novas empresas em janeiro e mantém ritmo positivo de crescimento

10 fevereiro 2026 - 11h46Agência de Noticias do Governo de MS

Mato Grosso do Sul registrou a abertura de 1.254 novas empresas no primeiro mês de 2026, conforme dados da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), divulgados hoje (9). O resultado representa o segundo maior número de registros já contabilizados para o mês de janeiro, reforçando a constância do ambiente favorável aos negócios no Estado.

O setor de serviços liderou o ranking, com 982 empresas abertas, o que corresponde a 78,31% do total. Na sequência aparece o comércio, com 244 novos empreendimentos (19,4%), enquanto a indústria respondeu por 28 empresas, representando 2,23% das aberturas no período.

Entre as atividades econômicas que mais se destacaram estão as atividades médicas ambulatoriais, holdings e instituições não financeiras e os serviços combinados de escritório e apoio administrativo, evidenciando a diversificação da base produtiva e o fortalecimento do setor terciário.

No ranking dos municípios, Campo Grande concentrou o maior número de novas empresas, com 546 registros em janeiro. Em seguida aparecem Dourados (120), Três Lagoas (45), Corumbá (28) e Naviraí (20).

De acordo com o diretor-presidente da Jucems, Nivaldo Domingos, o desempenho confirma a regularidade no crescimento do empreendedorismo no Estado.

“Em janeiro de 2026, a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul contabilizou 1.254 novos registros de empresas, representando o segundo maior número de aberturas no período. Com este resultado, espera-se que o crescimento econômico e o desenvolvimento do Estado impulsionem, em 2026, um novo recorde de abertura de empresas”, destacou.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, analisou os dados.

"Nós tivemos dois movimentos importantes. Nessa questão da abertura a gente vê claramente uma concentração na área de serviço que é decorrente novamente da expansão do próprio processo econômico. Por um outro lado nós tivemos também avanço na questão de fusões e holdings em função da alteração da regra de tributação do ganho de capital. Então nós tivemos uma grande abertura de novas empresas de holdings voltada decorrente da própria mudança na realização", ressaltou.

Verruck avaliou ainda que o resultado mostra uma continuidade do processo de abertura de empresas no Estado, que vem batendo recordes sucessivos.

"Isso acontece por conta do aumento do nível de atividade econômica. Os números refletem o ambiente econômico favorável e as políticas públicas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo em Mato Grosso do Sul.   O Estado vem consolidando um cenário de confiança para quem quer investir e empreender. Esses resultados demonstram que MS oferece segurança jurídica, agilidade nos processos e um conjunto de ações estruturantes voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável”, concluiu.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia
Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor
Economia
Seguro-Defeso 2026: Pagamento do 1º lote começa dia 17 de fevereiro
economia
Brasileiros sacaram em dezembro R$ 429 milhões esquecidos em bancos
economia
Ferramenta promove educação financeira a famílias no CadÚnico
Economia
Mercado reduz previsão da inflação para 3,97% este ano
economia
Poupança tem retirada líquida de R$ 23,5 bilhões em janeiro
desenvolvimento
Recuperação de pastagens em MS avança com crédito e tecnologia
economia
Saiba como consultar se tem direito ao abono salarial PIS/Pasep 2026
economia
Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã
economia
Carnaval 2026: ambulantes terão isenção de taxas em Corumbá

Mais Lidas

Cultura
Jovens músicos de Corumbá são aprovados na OSB Jovem no Rio de Janeiro
Polícia
Operação desarticula esquema de transporte clandestino que atuava em Corumbá
Plantão
Curto-circuito em ventilador mobiliza Bombeiros em escola estadual de Corumbá
geral
Ex-vice-prefeito de Corumbá, Ricardo Eboli morre aos 60 anos