Menu
quarta, 14 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Economia

Inmetro orienta uso da geladeira para reduzir consumo de energia

14 janeiro 2026 - 09h47Agência Brasil

Um dos eletrodomésticos que mais pesam na conta mensal de energia é a geladeira. Além de funcionar 24 horas por dia, o abre e fecha da porta do equipamento pelas pessoas da casa levam ao aumento do consumo de eletricidade.

Por essa razão, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está orientando os cidadãos que boas práticas de instalação, uso e manutenção ajudam a reduzir o consumo, além de evitar desperdícios e prolongar a vida útil do aparelho.

Dicas

A primeira dica é que a geladeira não deve ficar colada à parede nem ser instalada em espaços muito estreitos. Componentes como o compressor e o condensador precisam de espaço para liberar o calor gerado durante o funcionamento. Quando essa ventilação é prejudicada, o motor trabalha mais para manter a temperatura interna, o que aumenta o consumo.

O Inmetro recomenda seguir as instruções do fabricante que, em geral, indicam uma distância mínima de cerca de 15 centímetros das paredes.

Outra orientação importante, é evitar abrir a porta da geladeira com frequência ou mantê-la aberta por muito tempo. Esse hábito permite a entrada de ar quente, o que exige maior esforço do sistema de refrigeração.

Para reduzir o consumo, o Inmetro sugere que o ideal é organizar os produtos, abrir a porta apenas quando necessário e evitar guardar alimentos ainda quentes no interior do aparelho. Deve-se também verificar regularmente a borracha de vedação, porque desgastes e frestas comprometem a eficiência e elevam o gasto de energia.

De acordo com o Instituto, a limpeza do condensador, chamado serpentina, que está localizado na parte traseira da maioria dos modelos, é fundamental para o bom desempenho da geladeira, uma vez que o acúmulo de poeira e gordura dificulta a liberação de calor e pode aumentar o consumo.

Uma prática adotada por muitas pessoas, que é secar roupas atrás da geladeira, é considerada totalmente inadequada pelo Inmetro, porque bloqueia a saída de calor, reduz a ventilação e prejudica o funcionamento do equipamento. O Instituto reforça que a adoção desses cuidados contribui para um consumo mais eficiente, reduz a conta de energia e ajuda a manter o eletrodoméstico em boas condições por mais tempo.

O Inmetro reforça ainda que ao comprar uma geladeira, o cidadão deve verificar na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) o consumo mensal e dar preferência aos modelos mais eficientes., “uma vez que a eficiência energética faz diferença na conta de energia”.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

economia
Setor de serviços interrompe avanço e recua 0,9% em MS, mostra IBGE
Negócios
Sebrae leva orientação direta a empresas em seis cidades de MS
economia
Teto do seguro-desemprego sobe para R$ 2.518,65 após reajuste
Prestação de Serviço
Microempreendedores de Ladário recebem consultoria do Sabrae até sexta, dia 16
Economia
Mercado reduz para 4,05% expectativas da inflação para 2026
economia
MEIs de MS entram em 2026 com prazos fiscais e risco de exclusão
economia
Confira calendário de pagamentos do INSS para 2026
economia
Fazenda comemora IPCA de 4,26% e projeta menor inflação do Plano Real
economia
Aneel divulga calendário para anúncio de bandeiras tarifárias em 2026
Economia
IPCA vai a 0,33% em dezembro e fecha 2025 em 4,26%, abaixo da meta

Mais Lidas

oportunidade
Ladário abre seleção temporária para atuação na rede municipal de ensino
Inscrições presenciais ocorrem de 14 a 16 de janeiro; salários chegam a R$ 1,9 mil
Polícia
Traficantes em Corumbá usam conhaque para potencializar efeitos da maconha
bolívia
Acidente em Puerto Quijarro deixa 12 mortos após colisão de van
geral
Lei autoriza pagamento retroativo de direitos suspensos na pandemia