Menu
domingo, 09 de novembro de 2025
Câmara - Novembro Azul
Andorinha - WhatsApp
Economia

Iniciativa facilita subsídio para tecnologia e inovação à pequenas empresas em MS

24 outubro 2025 - 11h29Agência Sebrae de Notícias

Para fortalecer a gestão e a competitividade de seu empreendimento, o produtor rural Paulo Sérgio Sávio passou a utilizar, na Fazenda Vitória – localizada próxima à estrada do Jacadigo, em Corumbá – um sistema de identificação individual do rebanho. A tecnologia de rastreabilidade bovina já é adotada por outras propriedades em Mato Grosso do Sul, porém a Fazenda Vitória tornou-se a primeira do Estado a implementá-la com subsídio do Sebraetec, programa do Sebrae/MS. A implantação ocorreu em outubro deste ano e já possibilita o monitoramento em tempo real de mais de mil cabeças de gado somente no primeiro ano.

A solução tecnológica permite acompanhar todas as etapas da vida do animal, desde o nascimento até o abate, oferecendo maior controle de origem, transparência e valorização da produção. Além disso, contribui para a modernização de processos, registrando informações sobre manejo, alimentação e movimentação dos bovinos.

O produtor Paulo Sérgio Sávio afirma que a tecnologia não só reduz o tempo de trabalho, como também facilita a transmissão de informações, já que a coleta manual para rastreabilidade pode gerar erros. Morando no Paraná, ele destaca que o sistema o aproxima da equipe de trabalho em Mato Grosso do Sul, onde desenvolve a pecuária.

“Trabalhamos com muita responsabilidade, pensando nos nossos clientes finais e em facilitar o trabalho dos nossos funcionários. Não buscamos apenas o retorno financeiro, mas também os benefícios para o controle da nossa qualidade produtiva. O retorno é a sustentabilidade e as oportunidades que surgirão”, celebra Paulo Sérgio Sávio.

Renato Paniago, consultor do Sebrae/MS, reforça a importância da rastreabilidade. “Na pecuária, a rastreabilidade está totalmente relacionada à segurança alimentar da população, garantindo sucesso na gestão empresarial e acesso a mercados internacionais. Ela promove o controle sanitário e valoriza o produto ao desenvolver a sustentabilidade do negócio e a conformidade ambiental.”

Segundo Renato, a ação foi possível graças ao subsídio do programa Sebraetec, que custeou 70% do investimento necessário para a implantação. Além disso, o Sebrae/MS oferece consultorias para acompanhamento e aprimoramento do processo.

Tecnologia implantada na Fazenda Vitória monitora mais de mil cabeças de gado individualmente. Foto: Sebrae/MS

A tecnologia

A identificação eletrônica é realizada por meio da aplicação de um microchip em animais de qualquer idade. O gerenciamento das informações do rebanho ocorre por um aplicativo instalado em smartphone ou tablet, que funciona com ou sem acesso à internet, garantindo mobilidade e acompanhamento remoto. Os dados do gado e dos manejos são apresentados em tabelas sincronizadas com a nuvem Gerbov, sistema referência nacional em gestão pecuária.

O aplicativo é integrado a balanças de pesagem, bastões de identificação eletrônica e a uma leitora de código de barras inserida nos brincos dos animais. Esses dispositivos permitem auditorias e vistorias visuais para certificação da fazenda em protocolos e incentivos, atendendo às normas do Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (SISBOV).

Mesmo na primeira fase de implementação, Renato Paniago já percebe resultados positivos. “As informações dos animais tornaram-se de fácil acesso e compartilhamento, facilitando a gestão e a comercialização da Fazenda Vitória. Nos próximos abates, o produtor terá acesso ao incentivo da produção sustentável de bovinos no Pantanal, incrementando a receita de sua pecuária”, comenta.

Com o apoio do Sebraetec, a Fazenda Vitória agora está apta a realizar a certificação para programas de incentivo do governo estadual e, futuramente, para programas de exportação de frigoríficos. “Diversos pequenos produtores já enxergam, no Sebraetec, uma oportunidade de aprimorar sua gestão e estão se credenciando junto ao Sebrae para acessar os programas de incentivo”, finaliza Renato.

Conheça

O Sebraetec é uma iniciativa do Sebrae que facilita o acesso subsidiado a serviços tecnológicos e de inovação voltados às micro e pequenas empresas. No meio rural, o programa busca modernizar processos, aumentar a produtividade e alinhar o produtor às novas exigências do mercado. O serviço é acessível a produtores rurais com propriedades em Mato Grosso do Sul e faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

economia
Isenção do IR reduz desigualdade e incentiva consumo, diz especialista
economia
IBGE confirma crescimento de 3,2% da economia em 2023
Economia
Adesão ao Programa Regulariza Corumbá segue aberta até dezembro
Economia
Com gestão pelo Ministério do Trabalho, seguro-defeso sofre mudança nas regras
Economia
Isenção do IR é vitória dos trabalhadores, dizem centrais sindicais
Economia
Bancos promovem mutirão para negociar dívidas bancárias em atraso
Economia
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil
Economia
Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor neste sábado
Economia
Apostas para a Mega da Virada começam neste sábado
Economia
Fórum discute oportunidades de negócio para MS a partir da Rota Bioceânica

Mais Lidas

polícia
Suspeitos de furto em supermercado de Corumbá são liberados após audiência
saúde
Dr. Victor Rocha fará atendimentos de exame de mama para mulheres em Corumbá
Política
Paulo Duarte entrega R$ 400 mil em emendas a escolas e instituto no Pantanal
geral
Moradores denunciam impactos da mineração em comunidade rural de Corumbá