Com a chegada da temporada de declaração do Imposto de Renda, golpistas voltam a usar correspondências para enganar contribuintes. A Receita Federal alerta que os criminosos se passam pelo órgão para subtrair valores das vítimas.
Segundo o órgão, as cartas são enviadas pelos Correios e trazem o título "Intimação para regularização de dados cadastrais". A correspondência ainda exibe o logotipo da Receita Federal e um endereço de site falso, onde os golpistas solicitam dados fiscais e bancários das vítimas.
“O nome da Receita Federal está em evidência na imprensa, nas redes sociais e nos grupos de mensagens, e criminosos se aproveitam dessa visibilidade para aplicar golpes que, mesmo já conhecidos, podem fazer novas vítimas”, destaca a Receita.
Para não cair no golpe, o órgão orienta os contribuintes a desconfiarem de qualquer correspondência que solicite acesso a sites desconhecidos. Além disso, recomenda nunca fornecer dados pessoais e bancários fora dos canais oficiais.
Para consultar, regularizar ou realizar alterações cadastrais, o contribuinte deve acessar o site oficial da Receita Federal: www.gov.br/receitafederal. O atendimento também pode ser feito pelo portal e-CAC.
“Se tiver dúvidas sobre seu cadastro na Receita Federal, acesse: www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf e faça a consulta no site oficial antes de qualquer outra ação”, reforça o órgão.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

EUA reduzem tarifas para café, laranja, carne bovina e outros produtos

Número dos que procuram emprego há mais de 2 anos cai 17,8%, diz IBGE

Brasil estima colheita de 354,8 milhões de toneladas de grãos

IPVA 2026 terá 15% de desconto para pagamento integral até 5 de janeiro

Brasileiros sacaram R$ 455,68 milhões esquecidos em bancos em setembro

Com decreto de falência, Oi encerra capítulo da telefonia em MS

Inflação oficial de outubro é a menor para o mês desde 1998

Outubro registra abertura de 1.131 novas empresas em MS

MS Supera convoca mais 195 estudantes e zera a fila por bolsa de estudo



O golpe já foi aplicado em anos anteriores, mas voltou a ser usado com a chegada da temporada de declaração. (Foto: Reprodução)

