Levantamento aponta avanço de 3,79 pontos percentuais entre 2022 e 2024. (Foto: Henrique Kawaminami)Mato Grosso do Sul ampliou a participação da população nas classes A, B e C entre 2022 e 2024. Segundo estudo da FGV (Fundação Getulio Vargas), o percentual passou de 80,28% para 84,07%, um avanço de 3,79 pontos percentuais no período. O dado foi divulgado pelo governo federal e atribuído, principalmente, ao aumento da renda do trabalho e à integração de políticas públicas.
De acordo com o levantamento, entram nessas faixas as pessoas com renda familiar acima de quatro salários mínimos, patamar que inclui desde a chamada classe média até os estratos de maior renda. A pesquisa considera como classe A rendas acima de 20 salários mínimos, classe B entre 10 e 20, e classe C entre quatro e 10 salários mínimos.
Ao comentar os números, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou que os resultados indicam a eficácia das políticas voltadas à população de baixa renda. Segundo ele, famílias que antes estavam cadastradas em programas sociais teriam avançado para a classe média, impulsionadas por acesso a trabalho, educação e crédito.
No plano nacional, o mesmo estudo aponta que 17,4 milhões de pessoas deixaram a pobreza e passaram a integrar classes de maior renda no mesmo intervalo, o que representa crescimento de 8,44 pontos percentuais em todo o país.
O relatório associa esse movimento à combinação entre renda do trabalho e programas federais, como o Bolsa Família (Programa Bolsa Família) e o BPC (Benefício de Prestação Continuada), além de iniciativas de acesso à educação e ao crédito.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mais de 3 mil contribuintes receberão restituição na próxima sexta em MS

Conselho amplia poderes do FGC para socorrer banco antes da liquidação

Agricultores familiares da região de Porto Morrinho recebem atendimento de microcrédito

Banco Will: como clientes devem proceder após liquidação pelo BC

Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Will Bank

Casa do Trabalhador tem 48 vagas de emprego disponibilizadas em Corumbá

1ª parcela do IPVA 2026 vence na próxima sexta-feira, dia 23

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

Renovação automática de CNH beneficia 300 mil na primeira semana






