Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Cultura

Devotos celebram o dia de São Jorge com oferendas e almoço à comunidade

23 abril 2025 - 10h45Gesiane S. Lourenço

Hoje, 23 de abril, uma grande legião de devotos celebram o dia de São Jorge. Segundo a história, Jorge era cristão e soldado do exército romano, porém ele foi morto em 303 d.C. porque teria se negado a matar e perseguir cristãos — uma ordem direta de Diocleciano, então imperador romano. Jorge foi então decapitado no dia 23 de abril, data em que hoje celebra-se o Santo Guerreiro, como é conhecido. 

No sincretismo religioso, São Jorge e Ogum se tornam um só, mesmo que cultuados de maneiras diferentes na religião católica e nas de matrizes africanas, os devotos do santo e do orixá preservam a mesma paixão e intensidade na hora de elevar a sua fé.

Corumbá, cidade com vasta ancestralidade negra, possui ao menos 490 terreiros registrados com alvará de funcionamento. Nestes locais, os devotos se reúnem numa grande festa para reverenciar Ogum, as festividades envolvem toda a comunidade em retribuição as bençãos alcançadas no último ano.

David Oliveira, que em seu batismo espírita recebeu o Digina Megegan, é filho de Ogum e devoto de São Jorge Guerreiro. Batizado no terreiro de Ilê Axé Palácio da Oxum, com Tateto Genereci de Oxum, conhecido como Pai Vivaldo, David conta que nessa data, os devotos entregam uma oferenda ao santo, fazem a reza do terço, seguido vem a queima de fogos e depois inicia-se a celebração da festa e o almoço, que é servido ao povo da comunidade, geralmente feijoada ou churrasco.

Para David, São Jorge é quem me lhe dá luz. "Ogum é garra, sabedoria e caminho. Todas terças e sextas, às 05h da manhã, eu me ajoelho aos pés do altar para fazer minhas orações ao meu santo protetor. Peço sabedoria e clareza de espírito para tomar a atitude certa no momento certo. Eu não tenho palavras pra descrever, mas sinto uma força e uma fé enorme nos dois santos, no Ogum e no São Jorge. Porque pelo ciclo, eles são a mesma entidade, mas cultuados de maneira diferente. Meu orixá, eu agrado fazendo a novena de São Jorge Guerreiro, oferecendo ao povo o pouco que eu tenho pra dar, que é de coração. E isso envolve toda a minha família", explica David.

O devoto, que há três anos encerrou sua promessa ao santo guerreiro, hoje participa e contribui com a festa de um irmão. Ele conta que no momento em que reza o terço, se desliga totalmente do mundo exterior, aquele é um momento único de ligação entre ele, Ogum e São Jorge.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Cultura
Moinho in Concert é neste fim de semana em Corumbá
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Cultura
Jardim de Natal abre em 12 de dezembro com atrações culturais e chegada do Papai Noel
Cultura
Espetáculo infantil aborda vínculos afetivos, inteligência artificial e narrativa musical
Cultura
Concurso de Bandas e Fanfarras pode ser incluído no Calendário Oficial de Eventos de Corumbá
cultura
" Moinho in Concert" revive caminhos do Peabirú em espetáculo ancestral
Cultura
Mato Grosso do Sul executou 100% dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc
Cultura
I Festival Gastronômico do Pantanal premia os melhores pratos de 2025

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal