Menu
segunda, 10 de novembro de 2025
Câmara - Novembro Azul
Andorinha - WhatsApp
Cultura

"Reviva 14" nasce com a missão de tirar artistas ladarenses do anonimato

05 abril 2025 - 10h54Gesiane S. Lourenço

A Feira Cultural Reviva 14, que acontece neste sábado, 04 de abril, a partir das 18 horas, na principal avenida de Ladário, nasce com a missão de não somente fomentar a cultura local, "mas revelar talentos e tirar os artistas ladarenses do anonimato", assim disse o presidente da Fundação de Cultural, Francisco de Siqueira, em entrevista do Capital do Pantanal. 

Francisco destaca que as "antigas gestões deixaram os artistas locais de lado, e por isso a proposta é valorizar esses artistas para que comunidade os conheçam e comprem seus produtos, fomentando também a economia local", destaca.

Nesta primeira edição da Feira Reviva 14, os ladarenses terão uma experiência completa com música, dança, literatura, artesanato e gastronomia. Entre as atrações musicais estão Dora Arruda, uma intérprete ladarense e o trio de Campo Grande, Sampri, atração regional conhecida e adorada em todo o Estado.

Francisco revela que a Feira irá integrar o calendário da cidade como um evento mensal, para valorizar os talentos da casa e movimentar o cenário cultural e econômico de Ladário, que até então não oferecia opções de lazer ou cultura para seus moradores. 

chico secretario de culturaFrancisco Siqueira (ao centro), presidente da Fundação de Cultura, afirma que a gestão do prefeito Munir defende uma cultura com oportunidade para todas as vertentes da arte. Foto: Capital do Pantanal 

Desde que assumiu a pasta na gestão do prefeito Munir Ramunieh, Francisco afirma que tem trabalhado incansavelmente, junto com sua equipe, para formar um cadastro ativo dos agentes culturais do município. "O cenário encontrado, deixado pela antiga gestão, é realmente triste, não havia nenhum mapeamento cultural. A equipe da Fundação, que é bastante reduzida, está indo de encontro desses agentes culturais e ouvindo essa classe tão esquecida".

Chico destaca ainda que em dezembro do ano passado, a antiga gestão perdeu um recurso de R$ 300.000,00 da Lei Paulo Gustavo. "Dinheiro esse que era para chegar até os artista locais. Isso é muito triste! É uma total falta de planejamento e falta de atenção com a classe artística local", reclama o presidente da Fundação. 

Após a realização de um Carnaval histórico promovido por Ladário, Francisco sabe que a expectativa pelos próximos eventos só aumenta. "O ladarense pode esperar o melhor. É essa a proposta do Prefeito Munir e da Fundação Municipal de Cultura, queremos promover uma cultura dinâmica, com oportunidade para todas as vertentes da arte", diz Francisco, que ainda destaca a busca da Fundação pela captação de recursos junto ao Governo do Estado e Iphan para valorizar os patrimônios de Ladário.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Revitalização transforma arara de Ladário em símbolo de arte e cultura
Cultura
Empresas iniciam gravações de pratos para o Festival Gastronômico
Cultura
Orquestra Sinfônica da Fronteira faz concerto de estreia em Corumbá
Cultura
Holywins: igreja católica convida fiéis a se vestir como santos de devoção
Cultura
Corumbá recebe concerto de estreia da Orquestra que une Brasil e Bolívia
Cultura
Primeiro Festival Pérola do Pantanal movimentou Porto de Ladário
Cultura
Show de samba e pagode será a grande atração do fim de semana do bairro Centro América
Cultura
Após seis anos na Cia do Pantanal, Agustín Salcedo celebra sua evolução na dança
Patrimônio Histórico
Recurso de R$ 10 mi vai revitalizar Casa do Artesão e Mercado Municipal em Corumbá
Cultura
Novo portal de Corumbá pode ser escolhido por votação popular

Mais Lidas

Polícia
Adolescente é detido por direção perigosa em Corumbá
Polícia
Homem é preso após furtar bicicleta em casa na Afonso Pena
Polícia
PM captura quatro foragidos em Corumbá e Ladário