Menu
sexta, 18 de abril de 2025
Câmara-Coleta de Lixo-Abril 2025
Câmara-Coleta de Lixo_Abril 2025
Cultura

Prefeito discute participação do Perifeirarte no Festival América do Sul

02 abril 2025 - 15h17Assessoria, PMC

O prefeito Dr. Gabriel reuniu-se nesta quarta-feira, 2 de abril, com o subsecretário de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), Jairo Luiz da Silva, para alinhar a participação do programa Arena Comunitária Perifeirarte no Festival América do Sul 2025, que vai ocorrer de 15 a 18 de maio, em Corumbá.

Durante o encontro, realizado no gabinete do prefeito, foram discutidas estratégias para fortalecer a presença do Perifeirarte no evento, com ações que envolvem oficinas, rodas de conversa, apresentações artísticas, exposições de iniciativas comunitárias e incentivo à economia criativa. A proposta é levar à arena cultural do festival o protagonismo das comunidades periféricas urbanas e rurais, promovendo o acesso à cidadania, à arte e à informação.

O que é o Perifeirarte

Criado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários da SEC, o Arena Comunitária Perifeirarte é um programa itinerante que tem como missão mobilizar comunidades, formar lideranças locais e valorizar expressões culturais populares. A iniciativa estimula a criação e regularização de associações de moradores, clubes de mães, conselhos comunitários de segurança, coletivos de juventude e grupos de agricultura familiar, entre outros.

O programa atua de forma integrada com os municípios, promovendo atividades educativas, oficinas de capacitação e encontros culturais em três dias de imersão nas comunidades. Também integra a vertente ECOmunitária, com ações voltadas à sustentabilidade, educação ambiental e plantio de mudas nativas.

O Perifeirarte nasce para dialogar com as margens, com as periferias historicamente invisibilizadas. Sua presença no Festival América do Sul representa um gesto político e cultural de reconhecimento dessas comunidades como centros vivos de criação e transformação social.

A articulação entre Estado e Município prevê ainda ações permanentes após o festival, como a criação de Núcleos de Cidadania nos bairros e o apoio técnico às associações locais.

Participaram da agenda, Tânia Santos, assessora executiva da Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC); Luiz Mário Cambará, assessor parlamentar do deputado estadual Paulo Duarte e Lucas Zavala Bastos, assessor especial da Prefeitura.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia
Operação fiscaliza rodovias federais durante o feriado em MS
Cultura
Lançamento do livro "O Céu Dentro de Mim" de Sylma Lima será em 30 de abril
Cultura
Grupo de dança leva apresentações e oficinas para zona rural de Corumbá
cultura
Mulher que faz a diferença: Márcia Rolon e os 20 anos do Moinho Cultural
Cultura
LIBLOC e União dos Cordões Carnavalescos são homenageados na Câmara
Cultura
Prêmio Helô Urt destaca personalidades que valorizam atuação feminina em Corumbá
Cultura
Encontro promove integração e debate sobre educação e cultura nas fronteiras
Cultura
O céu dentro de mim: jornalista lança livro após tragédia em que perdeu o filho e companheiro
Cultura
"Reviva 14" nasce com a missão de tirar artistas ladarenses do anonimato
cultura
Circo do Mato leva teatro e vivências a cinco cidades de MS

Mais Lidas

Consumidor
Mercado de Corumbá é autuado por vender produtos fora da validade
Política
Fiscalização e compensação da mineração em Corumbá geram questionamentos
Política
Paulo Duarte aponta possível sonegação no repasse da mineração
oportunidade
Prefeitura de Corumbá divulga inscritos no processo seletivo da Assistência Social