A Fundação de Turismo do Pantanal, por meio do Observatório do Turismo, inicia nesta terça-feira, dia 27, uma ampla pesquisa que vai gerar os números oficiais do Carnaval 2026 de Corumbá, um dos maiores eventos culturais e turísticos da região.
Nesta primeira etapa, os técnicos do Observatório do Turismo começam a coleta de dados socioeconômicos, junto às 10 escolas de samba e aos 11 blocos oficiais do Carnaval corumbaense. O principal objetivo é levantar informações sobre o número de empregos gerados direta e indiretamente, além de identificar onde foram realizadas as compras e o volume de moeda circulante movimentado na economia local.
De forma paralela, será iniciada a pesquisa de fluxo de ocupação nos meios de hospedagem do município. A coleta ocorrerá ao longo desta semana, durante o Carnaval e no período pós-Carnaval, permitindo um levantamento mais preciso sobre fluxo de reservas, taxa de ocupação e permanência dos visitantes.
Outros segmentos estratégicos também serão monitorados, tais como bares e restaurantes, assim como o fluxo de pessoas no terminal rodoviário, com o objetivo de mensurar a quantidade de turistas que desembarcam em Corumbá durante os dias de folia.
Durante o Carnaval, as equipes técnicas atuarão em pontos estratégicos da cidade, como o Posto do Lampião, no acesso pela BR-262, e o Posto de Fiscalização da Fronteira (Posto Esdras). Nesses locais, além de dar as boas-vindas aos turistas, será feito o monitoramento do quantitativo de pessoas que ingressam no município, bem como o traçado do perfil do turista que chega para brincar o Carnaval.
No último dia de Carnaval, a pesquisa será concluída com a coleta de dados junto às barracas e food trucks instalados no perímetro da festa. Essa etapa tem como objetivo mensurar os impactos econômicos, levantando informações sobre quanto foi investido pelos empreendedores e o faturamento obtido durante o evento.
A pesquisa é considerada de suma importância para demonstrar, de forma técnica e transparente, o impacto econômico e social do Carnaval de Corumbá, subsidiando o planejamento de futuras edições e justificando a necessidade do investimento do poder público em uma festa que gera emprego, renda, inclusão social e fortalecimento da cultura local.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Inscrições para a Oficina de Dança de Corumbá começam na quarta-feira, 28

Esquenta de Carnaval em Ladário atrai famÃlias e movimenta comércio

Festival de Samba-Enredo lota Porto Geral e aquece o Carnaval 2026

Banda Lilás promete agitar o Bloco Sem Limites na Folia

Carnaval 2026: Inscrições para Concurso de Fantasias começam na terça-feira, dia 27

Carnaval 2026: Corumbá escolhe Rei Momo, Rainha e Princesas

Carnaval 2026 é lançado em Corumbá com cortejo, samba e tradição

Corumbá revela hoje a programação oficial do Carnaval 2026

Ladário finaliza montagem de palco e anuncia interdições para o Carnaval



Levantamento será realizado pela Fundação de Turismo do Pantanal ao longo da folia. (Foto: Divulgação )

