Menu
sexta, 05 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Cultura

Parceria inédita firma integração literária entre MS e o Paraguai

13 outubro 2025 - 08h55Portal de Notícias do Governo do MS

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e a Universidade Estadual (UEMS), deu um importante passo na consolidação da política de integração cultural sul-americana durante a 1ª Bienal Pantanal, assinando o Protocolo de Intenções do projeto “Encontros Literários: Aproximando Povos”, em parceria com a Biblioteca Nacional do Paraguai.

A iniciativa tem como objetivo promover o intercâmbio literário entre os dois países, com ações de tradução, publicação, distribuição e lançamento de obras de autores sul-mato-grossenses e paraguaios. O projeto também prevê a realização de eventos literários nos dois territórios, estimulando o diálogo cultural e fortalecendo o papel da literatura como instrumento de integração e identidade regional.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Eduardo Mendes, ressaltou que a assinatura do protocolo representa mais uma ação concreta do Governo do Estado na valorização da cultura e na construção de pontes com países vizinhos.

“O Governo de Mato Grosso do Sul tem investido em políticas públicas que ampliam a visibilidade da nossa produção artística e literária. Este protocolo é uma forma de reafirmar nosso compromisso com a cultura como vetor de desenvolvimento e diplomacia cultural. A Bienal Pantanal foi o cenário ideal para consolidar essa parceria, que certamente trará frutos duradouros”, destacou.

O projeto “Encontros Literários: Aproximando Povos” será desenvolvido em parceria com a Biblioteca Nacional do Paraguai. Foto: Divulgação/Setesc

O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Laércio Alves de Carvalho, enfatizou o papel da UEMS na formação e difusão do conhecimento produzido no Estado. “A UEMS tem uma forte atuação na pesquisa e no incentivo à literatura regional. Com essa parceria internacional, queremos transformar o que é estudado e produzido aqui em oportunidades de intercâmbio, de novas leituras e de reconhecimento mútuo entre os povos. É um orgulho fazer parte dessa iniciativa do Governo do Estado”.

Representando o Paraguai, o diretor da Biblioteca Nacional, Marco Augusto Ferreira, destacou a relevância da cooperação cultural para o fortalecimento das relações entre os dois países. “A literatura é uma ponte entre as nações. Ao nos aproximarmos por meio dos livros, reconhecemos nossa história e nossas semelhanças. Estamos muito honrados em iniciar este trabalho com Mato Grosso do Sul, que demonstra grande sensibilidade cultural”.

Com duração inicial de dois anos, o projeto “Encontros Literários: Aproximando Povos” prevê a tradução anual de obras, a contratação de profissionais da área e a realização de lançamentos bilíngues tanto em Mato Grosso do Sul quanto no Paraguai.

A assinatura do protocolo reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com a integração cultural e o fortalecimento da literatura regional, consolidando a Bienal Pantanal como um marco de cooperação e valorização da produção literária sul-americana.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Abertura do Festival Gastronômico do Pantanal acontece hoje com aula show e música
Cultura
Moinho Cultural recebe destaque no São Paulo Gala da BrazilFoundation
Cultura
Exposição fotográfica sobre adoção pode ser visitada no Fórum de Corumbá
Cultura
Moinho Cultural mobiliza comunidade no Dia de Doar em Corumbá
Cultura
Novos membros do Conselho de Polícia Cultural tomam posse em Corumbá
Cultura
Festival Gastronômico do Pantanal celebra sabores e cultura por seis dias
Programação
Hoje tem a 2ª edição do "Samba Pagode e Folia" no bairro Centro América
Cultura
Restauração do Cristo em Ladário preserva símbolo histórico da cidade
Cultura
Cineclube exibe curtas sobre violência doméstica e desigualdade de gênero
Reconhecimento
Jornalista Sylma Lima é homenageada na Câmara pelos 22 anos do Capital do Pantanal

Mais Lidas

Esporte
Impasse entre Liga e Corumbaense pode deixar o clube fora do Estadual de 2026
Homenagem
Antigo Mercadão Municipal recebe o nome do ex-prefeito Dr. Edimir Moreira Rodrigues
Educação
Corumbá celebra projetos de educação infantil com premiação e reconhecimento
polícia
PF e Receita desarticulam quadrilha de contrabando e lavagem de dinheiro