A Câmara Municipal de Corumbá realizou na noite de terça-feira (10) a entrega de moções de congratulação a três cidadãos corumbaenses. Entre os homenageados, a jornalista Sylma Lima foi o centro de um dos momentos mais emocionantes da cerimônia.
Ela recebeu a honraria pelo lançamento do livro “O Céu Dentro de Mim”, uma obra em que compartilha sua vivência marcada pela dor, mas também pela fé e superação. O livro, lançado no último dia 30 de abril no Espaço da Memória – Casa do Dr. Gabi, narra a trajetória de Sylma após a tragédia que abalou sua vida: a perda do filho e do companheiro em um acidente de carro em novembro de 2022. A publicação mistura espiritualidade, saudade e reflexões sobre temas como sonhos premonitórios, pressentimentos e vida após a morte.
“Não é uma vitória minha, é uma do meu filho. Eu falo que é de Arthur. Porque foi inspirada nele, foi por ele. E tudo que eu faço na minha vida é por ele”, declarou Sylma, visivelmente emocionada.
A moção de congratulação foi proposta pelo vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho, o Bira, presidente da Câmara. Segundo ele, a homenagem é “um singelo reconhecimento que a Câmara faz. A Sylma é uma jornalista reconhecida, com uma história em Corumbá. E ela transformou essa tragédia... talvez, como ela disse, numa história motivacional”.
Sylma Lima recebe moção de congratulação na Câmara Municipal de Corumbá, acompanhada pela filha Ana Flávia. Foto: Capital do PantanalAlém da homenagem literária, Sylma foi surpreendida durante a cerimônia com a aprovação unânime de um projeto de lei que dá o nome de seu filho, Arthur Lima Ibanez, ao campo de futebol do Complexo Poliesportivo da cidade, localizado na rua Porto Carreiro. A decisão agora aguarda a sanção do prefeito Dr. Gabriel para entrar em vigor.
A iniciativa foi da vereadora Hanna Santana, que articulou o apoio dos demais parlamentares. “A ideia surgiu como uma forma de homenagear o Arthur, homenagear a Sylma, né? Porque eu sei que foi um momento muito triste. E a Câmara votou por unanimidade. O Arthur brincava muito nesse campo, e outros vereadores lembraram disso”, contou Hanna, destacando o simbolismo do local para a memória do jovem.
Arthur foi homenageado pelo profundo amor ao futebol. Foto: ArquivoEm seu depoimento, a jornalista relembrou que Arthur jogava no campo desde os quatro anos. “Ele chegava em casa todo dia com o dedo ferido, joelho machucado. Quando eu ia pagar a farmácia, eu olhava a conta astronômica de remédio. Eu falava: ‘Arthur, por que essa chuteira não protege teu pé?’ Um dia ele falou assim pra mim: ‘mãe, quando você vai entender que os guris que jogam bola lá não têm condições de ter chuteira?’ Ou seja, ele não jogava com chuteira por causa dos guri.”
Para Sylma, a homenagem vai além da simbologia: é também uma forma de eternizar o filho em um local que ele amava.“Lá ele jogava no gol, jogava na linha, era um jogador completo. Eu só sinto muita emoção, sinto que estou honrando a memória do meu filho — e o objetivo era esse”, completou.
Além de Sylma, receberam moções a assistente social Maria Ramona de Paula da Silva, pela atuação dedicada à proteção de crianças e adolescentes, e o estudante Arthur Winkler Torres, por representar Corumbá no Aves Star 2025, ficando em sexto lugar no ranking nacional de observadores de aves e em segundo no estadual.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Festival Gastronômico do Pantanal reúne gastronomia, turismo e economia criativa

Clube do Gabi divulga lista de obras selecionadas que serão debatidas em 2026

Prefeitura anuncia abertura do Jardim de Natal em 12 de dezembro

Abertura do Festival Gastronômico do Pantanal acontece hoje com aula show e música

Moinho Cultural recebe destaque no São Paulo Gala da BrazilFoundation

Exposição fotográfica sobre adoção pode ser visitada no Fórum de Corumbá

Moinho Cultural mobiliza comunidade no Dia de Doar em Corumbá

Novos membros do Conselho de Polícia Cultural tomam posse em Corumbá

Festival Gastronômico do Pantanal celebra sabores e cultura por seis dias


Durante sessão na Câmara de Corumbá, Sylma é surpreendida com projeto que nomeia campo de futebol com o nome do filho, Arthur Lima Ibanez. (Foto: Capital do Pantanal)


