A homenagem aos festeiros de Ladário, em cerimônia realizada no dia 11 de junho, marcou o lançamento oficial do Banho de São João de 2025 no município, que neste ano acontecerá nos dias 22 e 23, com grandes atrações locais, regionais e nacionais. O ritual de banhar o santo nas águas do rio Paraguai é centenário e instituído Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2021.
Durante o evento conduzido pela Fundação Municipal de Cultura festeiros e festeiras de São João do município foram certificados. A recepção do público e autoridades foi abrilhantada pela apresentação da banda do Soneca, que executou músicas características dos festejos juninos, o Hino de São João e canções de coreografias juninas.
Um dos pontos altos da noite foi a apresentação do mestre cururueiro Sebastião Brandão, um ícone da cultura local, juntamente com seu neto Bruno e Joilson. Eles tocaram a viola de cocho, instrumento reconhecido pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O mestre Sebastião, como é costumeiramente chamado, é um dos poucos que ainda detêm o conhecimento não apenas da arte de confeccionar o instrumento, mas também de incorporar, afinar, compor e interpretar as trovas, que são as canções que são tocadas na roda de Cururu durante as festas de Santos e também na dança do Siriri, que é considerada por muitos como a legítima quadrilha pantaneira. Durante a cerimônia, o mestre Sebastião Brandão presenteou o prefeito Munir Ramunieh com uma viola de cocho talhada e confeccionada por ele mesmo. Emocionado, o prefeito Munir declarou que a viola seria destinada ao gabinete da prefeitura como patrimônio histórico.
A programação seguiu com a apresentação da Quadrilheiro Junina Show, grupo nascido em 17 de março. A quadrilha traz como tema para o São João 2025 o homem pantaneiro, sonhador que nunca perde a fé. A coreografia é de Ricardo Miranda, Matheus Moreno e Douglas Ramos. O grupo é originalmente do município de Ladário.
Quadrilheiro Junina Show, grupo de Ladário, abrilhantou o evento com apresentação. Foto: Assessoria/PMLEm seguida, foi exibida uma das versões do documentário sobre o banho de São João, material produzido para a certificação dessa manifestação popular como patrimônio cultural imaterial do Brasil, título que foi recebido no ano de 2021. Esta foi a primeira vez que o documentário foi exibido para a população em geral de Ladário. O prefeito Munir Ramunieh destacou a importância de registrar e perpetuar a fé e a tradição para outras gerações, mencionando que a tradição oral e a fé permanecem naqueles que aprendem a respeitar a devoção de pai para filho, para neto, por gerações.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura de Ladário, Francisco Siqueira, apresentou a programação completa do Arraial Banho de São João 2025 e o prefeito Munir Ramunieh destacou que o evento conta com 100% de patrocínio da senadora Soraya Thronicke e dos deputados federais Dagoberto Nogueira e Beto Pereira, que doaram o montante necessário para a realização do arraial.
O prefeito salientou que não há retirada de recursos do município, pois o recurso está disponibilizado em conta para a realização. Ele expressou o desejo de que o evento seja "o maior e melhor arraial Banho do São João, visto na história de Ladário", disse. Ainda em sua fala, Munir enfatizou o impacto econômico do evento, com uma injeção estimada entre cinco a dez milhões de reais na economia local, incentivando os ambulantes, barraqueiros e o comércio.
Mestre Sebastião presenteou o prefeito Munir com uma viola de cocho, símbolo da cultura pantaneira. Foto: Assessoria/PML A cerimônia de entrega de certificados aos festeiros e festeiros foi um momento de grande reconhecimento e importância para os homenageados, pois serve como comprovação do tempo de atuação em qualquer ação de política pública para a cultura, sendo um portfólio valioso para editais futuros. Os festeiros certificados pela Prefeitura de Ladário poderão contar com uma ajuda de custo para a realização da confecção dos andores. Haverá bandinha para acompanhar todos os festeiros, queima de fogos e concursos, incentivando a todos a descerem até o Rio Paraguai para o banho no São João.
As inscrições para os concursos de andores e quadrilhas juninas estão abertas na sede da Fundação de Cultura de Ladário, das 7h às 13h. A Prefeitura de Ladário agradece a presença de todos no evento e convida a população para os dias 22 e 23 de junho, na Avenida 14 de Março, para o Arraial Banho de São João de Ladário, celebrando a cultura e mantendo a tradição.
O Banho de São João 2025 de Ladário terá praça de alimentação, concursos de andores e de quadrilhas, e shows das duplas Cleber & Cauan, Jennifer & Stephany, Talles & Rafael, além do astro do chamado agronejo, Luan Pereira.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ladário inaugura "Natal Luz" com mais de 3 km de decoração temática

Setor editorial e de livros registra expansão de 13% no país

Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)

Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá

Moinho in Concert é neste fim de semana em Corumbá

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Jardim de Natal abre em 12 de dezembro com atrações culturais e chegada do Papai Noel

Espetáculo infantil aborda vínculos afetivos, inteligência artificial e narrativa musical

Concurso de Bandas e Fanfarras pode ser incluído no Calendário Oficial de Eventos de Corumbá



Ladário certificou 16 festeiros e festeiras. (Foto: Assessoria/PML)


