Menu
terça, 16 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Cultura

Hoje é dia de reviver o romantismo dos velhos carnavais em Corumbá

08 março 2025 - 12h02Silvio Andrade

Considerado para muitos como o “enterro dos ossos”, a realização do Carnaval Cultural de Corumbá fora de época, neste sábado, faz parte de um movimento iniciado há 20 anos para resgatar as antigas manifestações carnavalescas da região, que se confundem com suas origens nos grandes centros, como Rio de Janeiro, nos primórdios do século XX.

Corumbá e Ladário, fundadas em 1778, protagonizaram o período de romantismo e glamour dos velhos carnavais, com a chegada dos cariocas para ingressar no distrito naval da Marinha, e o evento deste sábado relembra as brincadeiras, a pureza, as bandinhas de sopro e muita serpentina e conferes, com o desfile das alas de pastorinhas, dos marinheiros e do frevo.

Criado pela ativista cultural Heloísa Urt (faleceu em 2021), o Carnaval Cultural encerra a folia em Corumbá, realizado sempre na terça-feira. Este ano, devido à chuva que caiu na cidade no domingo de carnaval, o segundo dia do desfile das escolas de samba foi transferido para o dia 3. Assim, o evento cultural foi prejudicado e adiado para este sábado, já sem o clima da festa.

A manutenção do Carnaval Cultural, no entanto, é um ganho para a memória momesca local, que já perdeu um evento paralelo de grande expressão, a exposição de fotografias dos carnavais do passado, não mais realizado pela prefeitura. A mostra registrava a primeira escola de samba, fundada em 1946, e os bailes dos clubes sociais.

O desfile de Corso é uma das atrações. Foto: Arquivo/PMC

Cordões, corso, pastoras...

Corumbá é uma das poucas cidades ainda a preservar os cordões carnavalescos, que surgiram no Basil no final do século XIX. A forma de expressão do carnaval ganhou esse nome porque os foliões saiam em filas pelas ruas com seus estandartes, ao som das bandas de sopro. Muito populares até a década de 1960, foram substituídos nos grandes centros pelas escolas de samba.

Os cordões corumbaenses, alguns fundados há mais de 70 anos, são a principal atração do Carnaval Cultural - e este ano receberam apoio financeiro governamental. São eles: Pingo de Ouro, Cravo Vermelho, Cinelândia, Flor de Corumbá e Paraíso dos Foliões.

O evento será aberto pela Corte de Momo, às 19h30, na Praça Jardim da Independência, seguido do corso, uma brincadeira onde os foliões desfilam em carros abertos e ornamentados pelas ruas e jogam confetes e serpentinas nos ocupantes dos outros veículos ou em quem assiste. Em Corumbá, predominam os fuscas, mas, antigamente, eram carros de luxo.

A programação inclui a presença dos bonecos gigantes, símbolos do carnaval de Olinda (PE), e apresentação da ala das pastoras e do bloco de frevo coordenado pela Oficina de Dança da cidade. Uma noite que proporciona aos corumbaenses e turistas uma volta a um passado ainda preservado pelas comunidades locais.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Ladário inaugura "Natal Luz" com mais de 3 km de decoração temática
Cultura
Setor editorial e de livros registra expansão de 13% no país
Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Cultura
Moinho in Concert é neste fim de semana em Corumbá
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Cultura
Jardim de Natal abre em 12 de dezembro com atrações culturais e chegada do Papai Noel
Cultura
Espetáculo infantil aborda vínculos afetivos, inteligência artificial e narrativa musical
Cultura
Concurso de Bandas e Fanfarras pode ser incluído no Calendário Oficial de Eventos de Corumbá
cultura
" Moinho in Concert" revive caminhos do Peabirú em espetáculo ancestral

Mais Lidas

geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
saúde
Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital
geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista