O grupo de dança URBE de Corumbá realiza entre os meses de abril e maio, uma verdadeira turnê de apresentações e oficinas em instituições sociais e escolas localizadas nas regiões urbana e rural do município. A ação acontece em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril.
Para a realização desse projeto, os 15 integrantes do grupo, dirigido pelo coreografo Edelton Mendes Amorim, passaram por capacitações com profissionais da dança como Rogger Castro do Rio de Janeiro (RJ), Wes Ferreira de Goiânia (GO) e Dilo e Lena de Brasília (DF) e Angola. Agora, eles irão repassar os conhecimentos adquiridos para outros jovens talentosos de Corumbá, semeando a cultura através do projeto URBE Comunidade.
Em entrevista ao Capital do Pantanal, Edelton, destaca que o projeto URBE Comunidade representa a validação do intenso trabalho realizado nos últimos meses. "Levar a arte para regiões de difícil acesso é muito gratificante. Para eles, a distância e o isolamento é uma grande barreira para o conhecimento artístico, e transportar a dança até essas regiões é uma forma mostrar que todos podem assistir, sentir e até mesmo serem parte de qualquer movimentação artística", diz o diretor do grupo que ainda classifica o sorriso, olhares e expressões como a grande recompensa pelo trabalho. "Para nós dançarinos, esse sim é o grande aplauso e cachê por levar a arte para quem ainda não conhece, mas que pode um dia não só conhecer, como fazer parte dela".
O projeto URBE Comunidade é financiado pela Lei Paulo Gustavo, Fundação de Cultural de Mato Grosso do Sul (SETESC), Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Pontão de Cultura Moinho Cultural - Unindo Pontos, Ministério da Cultura.
Grupo tem participações em festivais do Rio Grande do Sul, Goiânia e Mato Grosso do Sul. Foto: Arquivo PessoalEntre os meses de Abril e Maio, o projeto irá visitar o Instituto Acaia-Escola Jatobazinho e a Escola Municipal Rural Polo Paiolzinho e Extensões, na zona rural. Já na área urbana o projeto passará pela CAIJ - Centro de Apoio Infanto Juvenil Padre Pasqual Florin; APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Corumbá; PCAF - Programa Crianças e Adolescentes Felizes - Cidade Dom Bosco; Escola Municipal Caic Padre Ernesto Sassida e Cemei Catarina Anastácio; Escola Municipal Professor João Baptista, em Ladário; Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros; Escola Municipal Rural Pólo de Educação Integral Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres e Extensões; e Superintendência de Políticas Públicas - Gerência de Igualdade Racial.
Grupo URBE
O Grupo de Dança URBE foi criado em 2011 com foco na dança criativa e contemporânea. Após passar por um período de inatividade, o grupo retornou em 2015, repaginado, com 15 integrantes sob a direção do bailarino e coreografo Edelton Mendes Amorim, com foco nas danças urbanas e contemporânea.
O grupo, que vem ganhando destaque no cenário cultural de Corumbá, tem acumulado participações em festivais como Internacional de Goiânia e do Rio Grande do Sul, além do Prêmio Onça Pintada em Campo Grande, Capital do estado.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ladário inaugura "Natal Luz" com mais de 3 km de decoração temática

Setor editorial e de livros registra expansão de 13% no país

Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)

Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá

Moinho in Concert é neste fim de semana em Corumbá

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Jardim de Natal abre em 12 de dezembro com atrações culturais e chegada do Papai Noel

Espetáculo infantil aborda vínculos afetivos, inteligência artificial e narrativa musical

Concurso de Bandas e Fanfarras pode ser incluído no Calendário Oficial de Eventos de Corumbá



Grupo passou por capacitações com profissionais da dança do Rio De Janeiro, Goiás, Brasília e Angola. (Foto: Arquivo Pessoal)

