Nascido a partir da proposta da Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas da Setesc (Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Cultura de Mato Grosso do Sul), o game “Economia Quativa”, desenvolvido por alunos do curso de Jogos Digitais do Senac Hub Academy, já está disponível para jogar online e de maneira gratuita. A proposta do jogo é valorizar e divulgar a cultura e o turismo sul-mato-grossense, e o Trem do Pantanal foi escolhido como o condutor dessa jornada.
Acesse o jogo pelo link https://economiacriativa.ms.gov.br/
No game, o jogador embarca na locomotiva pantaneira, conduzido por um simpático quati, personagem que simboliza a fauna de MS. Ao longo do trajeto, o usuário visita cidades e cenários emblemáticos de Mato Grosso do Sul, como Campo Grande, Bonito, Corumbá, Dourados e Três Lagoas, e descobre expressões artísticas, festas populares e pontos turísticos.
De forma interativa e educativa, o jogador é apresentado a economia criativa do estado por meio de manifestações do cotidiano das pessoas, integrando cultura, turismo, arte, gastronomia e inovação.
“O game Economia Quativa é um exemplo de como a tecnologia pode ser uma poderosa aliada da cultura. Quando aproximamos os talentos criativos de nossas instituições de ensino das políticas públicas da Setesc, geramos resultados que inspiram e educam. Este jogo é uma vitrine do que Mato Grosso do Sul tem de melhor”, destaca Marcelo Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura.
Para a superintendente estadual de Economia Criativa, Luciana Azambuja, mais do que um produto digital, o game nasceu de uma visão sobre como a cultura pode ser vivenciada de novas formas.
“Propomos ao Senac a ideia de criar um game capaz de transmitir as riquezas e singularidades do nosso estado, destacando, de forma envolvente, a economia criativa de Mato Grosso do Sul. O projeto segue a tendência de inovação através da gamificação, e os alunos desenvolveram narrativas, personagens e cenários inspirados em nossas tradições e manifestações culturais. Parcerias como essa são fundamentais para valorizar e divulgar nossa cultura por meio da tecnologia”, enfatiza a superintendente.
Durante o processo de criação, os estudantes vivenciaram todas as etapas do desenvolvimento de um jogo: concepção de roteiro, criação de personagens, design de cenários, programação e testes. O trabalho também envolveu pesquisas de campo, garantindo autenticidade às referências regionais e fortalecendo o olhar dos alunos sobre a importância da cultura local.
O lançamento oficial do “Economia Quativa” acontecerá durante o seminário “Conexões Criativas: Fortalecendo a Economia Criativa em Mato Grosso do Sul”, no dia 5 de novembro, das 8h às 12h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande. *Com informações da Setesc.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Abertura do Festival Gastronômico do Pantanal acontece hoje com aula show e música

Moinho Cultural recebe destaque no São Paulo Gala da BrazilFoundation

Exposição fotográfica sobre adoção pode ser visitada no Fórum de Corumbá

Moinho Cultural mobiliza comunidade no Dia de Doar em Corumbá

Novos membros do Conselho de Polícia Cultural tomam posse em Corumbá

Festival Gastronômico do Pantanal celebra sabores e cultura por seis dias

Hoje tem a 2ª edição do "Samba Pagode e Folia" no bairro Centro América

Restauração do Cristo em Ladário preserva símbolo histórico da cidade

Cineclube exibe curtas sobre violência doméstica e desigualdade de gênero


A proposta do jogo é valorizar e divulgar a cultura e o turismo sul-mato-grossense, e o Trem do Pantanal foi escolhido como o condutor dessa jornada. (Foto: Divulgação)


