Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Cultura

Festival Internacional de Dança reúne 1,6 mil bailarinos em Campo Grande

17 junho 2025 - 15h49Danielly Carvalho

Campo Grande será palco, entre os dias 18 e 22 de junho, da 9ª edição do Festival Internacional de Dança de Mato Grosso do Sul, considerado o maior do estado e reconhecido pelo Prêmio Onça Pintada. O evento acontecerá no Teatro Glauce Rocha e vai reunir 1.640 bailarinos de 180 grupos vindos de diversos estados brasileiros e também da Bolívia e do Paraguai.

Ao todo, participam representantes de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. As apresentações contemplam nove estilos: Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico, Clássico Livre, Jazz, Dança Contemporânea, Danças Populares, Danças Urbanas, Estilo Livre e Sapateado. As categorias variam conforme a faixa etária, sendo: infantil (7 a 9 anos), juvenil (10 a 12), júnior (13 a 15) e sênior (16 anos ou mais).

A professora e coreógrafa Neide Garrido, que está à frente da organização do evento, comemora mais uma edição do projeto que criou e que vem crescendo ano após ano. Com meio século de carreira na área da dança, ela destaca a importância do festival como instrumento de transformação e valorização artística.

“A dança é um instrumento poderoso de conexão, emoção e transformação, capaz de unir pessoas, despertar sentimentos e promover mudanças internas e externas. O festival foi criado para valorizar e promover a diversidade cultural, estimular a criatividade e o talento dos artistas locais, nacionais e internacionais, fortalecer a identidade regional por meio da expressão artística, incentivar o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre diferentes estilos e tradições, além de proporcionar um espaço de convivência e inclusão contribuindo para o desenvolvimento cultural do estado e inspirando novas gerações a se envolverem e apreciarem a riqueza da dança como uma poderosa ferramenta de expressão, conexão e mudança”, afirma Neide.

O festival é dividido em duas frentes: a Mostra Comentada, onde os jurados avaliam as performances sem atribuir notas nem prêmios em dinheiro, e a Mostra Competitiva, com avaliação técnica e artística. Nessa segunda modalidade, os destaques recebem prêmios em dinheiro que somam R$ 30 mil, além do troféu Onça Pintada para o melhor grupo, reconhecimentos para os melhores bailarinos (categorias júnior e sênior), melhor grupo staff e melhor coreógrafo. Todos os participantes recebem certificados e têm a chance de concorrer a bolsas de estudos.

Além das apresentações noturnas, o festival conta com uma programação intensa durante o dia, com oficinas, cursos, ensaios e palestras conduzidas pelos jurados. Nesta edição, o corpo de jurados é formado por nove profissionais renomados da dança: Edy Wilson, Fernanda Frandsen, Tíndaro Silvano, Flávia Burlini, Gustavo Lopes, Fran Manson, Luana Espíndola, Fernando Lima e Alice Arja.

Ao todo, serão 35 apresentações por noite, todas com acesso ao público. Os ingressos estão disponíveis pela internet.

*Com informações da Assessoria de Comunicação. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Ladário inaugura "Natal Luz" com mais de 3 km de decoração temática
Cultura
Setor editorial e de livros registra expansão de 13% no país
Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Cultura
Moinho in Concert é neste fim de semana em Corumbá
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Cultura
Jardim de Natal abre em 12 de dezembro com atrações culturais e chegada do Papai Noel
Cultura
Espetáculo infantil aborda vínculos afetivos, inteligência artificial e narrativa musical
Cultura
Concurso de Bandas e Fanfarras pode ser incluído no Calendário Oficial de Eventos de Corumbá
cultura
" Moinho in Concert" revive caminhos do Peabirú em espetáculo ancestral

Mais Lidas

Política
Agesul informa suspensão da licitação de recuperação da ponte sobre o rio Paraguai
saúde
Corumbá repassa mais de R$ 250 mil em emendas impositivas à APAE e Rede Feminina
Cultura
Ladário inaugura "Natal Luz" com mais de 3 km de decoração temática