De 2 a 7 de dezembro, Corumbá será tomada pelos aromas e sabores do Festival Gastronômico do Pantanal 2025, que volta ao Centro de Convenções do Pantanal e à unidade móvel do Senac com uma agenda extensa. Serão seis dias de oficinas, aulas-show com pratos regionais, praça de alimentação com competidores, feira de artesanato e apresentações musicais.
A maratona culinária começa na terça-feira (2) dentro da Carreta do Senac MS. Entre as primeiras atividades estão oficinas de confeitaria vegana e pão funcional pela manhã; aproveitamento integral da laranja no fim da tarde; e uma sessão “mãos na massa”, com preparo de focaccia com Nicola e ervas, à noite.
Na quarta-feira (3), o foco segue em receitas regionais. A programação inclui desde um mil-folhas de mandioca com redução de puchero até iscas de jacaré com maionese de limão, fechando o dia com preparos típicos de comida de boteco.
A quinta-feira (4) marca a abertura oficial do festival, às 18h. A partir daí, a Praça Porto dos Sabores e a Feira de artesanato e agricultura familiar (Tenda Próspera MS) passam a funcionar diariamente das 18h à meia-noite. O dia ainda inclui uma oficina voltada a merendeiras no período da manhã e uma aula-show com ceviche de pacu ou piraputanga, cupim da comitiva e o tradicional Crepe Seu Zé. A noite termina com show de Leandro & Galeano.
Na sexta-feira (5), as crianças entram em cena com a primeira etapa da oficina Chefinho Kids, dedicada a lanches e doces. À noite, o público adulto ganha espaço em uma oficina sobre risotos, vinhos e cervejas especiais.
O sábado (6) traz a segunda parte das atividades infantis e mais oficinas temáticas, como fudge de chocolate com café e baru e dadinho de abóbora com queijo Nicola. As aulas-show abordam cortes de carne de jacaré e pratos como Croc and Chips, Pacumê e Tiramissu Pantaneiro. O som da noite fica por conta da dupla Zé Lucas & Benício.
O domingo (7) encerra a programação com oficinas que misturam pratos clássicos e releituras pantaneiras, como cupim de sol com mandioca e nhoque de banana-da-terra ao molho de pintado. A aula-show traz Marruazinho, arroz boliviano e Doce Fronteira. O momento mais esperado, o anúncio dos vencedores do concurso gastronômico, antecede o show de Os Garotos, que fecha o festival.
Sessões de cinema também integram a programação e serão exibidas no auditório superior na quinta, sábado e domingo.*Com informações da Assessoria, PMC.
A organização divulgou a programação completa em dois documentos de referência (1) e (2).
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Abertura do Festival Gastronômico do Pantanal acontece hoje com aula show e música

Moinho Cultural recebe destaque no São Paulo Gala da BrazilFoundation

Exposição fotográfica sobre adoção pode ser visitada no Fórum de Corumbá

Moinho Cultural mobiliza comunidade no Dia de Doar em Corumbá

Novos membros do Conselho de Polícia Cultural tomam posse em Corumbá

Hoje tem a 2ª edição do "Samba Pagode e Folia" no bairro Centro América

Restauração do Cristo em Ladário preserva símbolo histórico da cidade

Cineclube exibe curtas sobre violência doméstica e desigualdade de gênero

Jornalista Sylma Lima é homenageada na Câmara pelos 22 anos do Capital do Pantanal


Programação mistura tradições culinárias, aulas-show, feira artesanal e shows no Centro de Convenções. (Foto: Clóvis Neto/PMC)


