O Porto Geral se transformou em uma grande arquibancada a céu aberto na noite de domingo (25), quando o Festival de Samba-Enredo levou milhares de pessoas às margens do Rio Paraguai. Entre famílias, visitantes e moradores da cidade, o espaço histórico foi ocupado por quem quis conhecer, em primeira mão, os sambas que vão embalar o Carnaval 2026 de Corumbá.
Ao longo de mais de quatro horas, oito escolas apresentaram suas composições para o público, que acompanhou cada apresentação do início ao fim. A sequência começou com a Estação Primeira do Pantanal e seguiu com Vila Mamona, Major Gama, Caprichosos de Corumbá, A Pesada, Mocidade da Nova Corumbá, Acadêmicos do Pantanal e Império do Morro, atual campeã.
O evento funcionou como um termômetro para as agremiações, que aproveitaram o contato direto com o público para testar sambas, afinar baterias e ajustar interpretações. A resposta veio em aplausos, cantoria e presença constante até a última escola subir ao palco.
Para o presidente da Liesco, Zezinho Martinez, o festival cumpre um papel estratégico dentro do calendário do carnaval. “Esse tipo de evento mostra que o carnaval já começou. O público compareceu em peso, ficou até o final e isso reflete diretamente na economia local, fortalecendo ambulantes e trabalhadores que vivem da cultura”, destacou. Segundo ele, o envolvimento das escolas indica um desfile competitivo. “Há motivação, vontade de fazer diferente e de disputar o título. Tudo aponta para um carnaval marcante em 2026”, completou.
A diretora-presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Pereira Rodrigues, reforçou que o festival evidencia um trabalho que vai além da passarela. “O que o público vê é resultado de um esforço coletivo feito durante meses, com presidentes, mestres de bateria, ritmistas e passistas dedicando tempo, recursos e energia para colocar a escola na avenida”, afirmou.
Wanessa também chamou atenção para o papel social das baterias. “Muitos jovens participam desse processo. Eles aprendem, se envolvem com a cultura e encontram no carnaval um espaço de pertencimento e protagonismo”, disse. Para ela, o planejamento antecipado contribui para a qualidade dos desfiles. “O repasse feito com antecedência permite que as escolas trabalhem com mais tranquilidade e criatividade. A expectativa é de um dos melhores carnavais dos últimos anos.”
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Inscrições para a Oficina de Dança de Corumbá começam na quarta-feira, 28

Esquenta de Carnaval em Ladário atrai famílias e movimenta comércio

Pesquisa vai medir impacto econômico do Carnaval 2026 em Corumbá

Banda Lilás promete agitar o Bloco Sem Limites na Folia

Carnaval 2026: Inscrições para Concurso de Fantasias começam na terça-feira, dia 27

Carnaval 2026: Corumbá escolhe Rei Momo, Rainha e Princesas

Carnaval 2026 é lançado em Corumbá com cortejo, samba e tradição

Corumbá revela hoje a programação oficial do Carnaval 2026

Ladário finaliza montagem de palco e anuncia interdições para o Carnaval



Apresentação das escolas reuniu famílias, turistas e reforçou a expectativa para os desfiles de fevereiro. (Foto: Johonie Midon)

