A primeira noite do Banho de São João de Corumbá, realizada nesta sexta-feira (20), abriu com emoção e devoção uma das festas mais importantes da cultura pantaneira. O Porto Geral foi tomado por moradores e turistas que acompanharam a cerimônia de abertura oficial, com entrega de certificados aos festeiros e festeiras e a abertura do concurso de andores, seguido de shows e muita celebração popular.
A entrega dos certificados de Agentes Municipais de Cultura reconheceu o papel dos festeiros na manutenção de uma tradição que atravessa gerações. “A população de Corumbá precisa conhecer quem são os guardiões do nosso Banho de São João. A tradição centenária não vai morrer porque tem muita gente que herdou da avó, da mãe e está passando para os filhos. O que vocês fazem pela cultura de Corumbá é muito importante”, destacou a diretora-presidente da Fundação da Cultura, Wanessa Rodrigues.
O prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira também celebrou o momento. “Muito feliz de participar do primeiro São João da nossa gestão. Corumbá não precisa de grandes shows, o show é da população. A fé, a cultura, a tradição de vocês é o que faz dessa festa um patrimônio cultural do Brasil”, disse. A ornamentação do Porto Geral foi feita por artistas locais, com coordenação da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), reforçando o elo entre o São João e o Carnaval na cidade.

O concurso de andores emocionou o público e deu protagonismo a quem carrega no coração e nas mãos a fé no santo festeiro. Pela primeira vez participando, a cozinheira Elaine Escobar Barbosa compartilhou o sentimento de seguir a história da família. “Tô muito feliz por participar, porque tudo começou pela minha avó, que foi festeira. Depois passou pra minha mãe, e agora eu, neta, tô dando continuidade. É o primeiro ano que eu participo do concurso na categoria tradicional”.
Na categoria pluralidade, Thayná Cambará levou um andor com referências afro-brasileiras e falou sobre o valor da diversidade religiosa e afetiva. “Meu lar, meu João, meu axé. A casa é formada por amor, por luz. E é isso que eu quis trazer pro meu andor. Meu andor foi rezado, entregue, tem cheirinho de alfazema, tem um banho especial consagrado, que a gente teve a oportunidade na obrigação de Xangô do ano passado desse preparo, e eu guardo para momentos especiais, e tô usando hoje. Porque também é uma noite muito especial pra mim e pra minha família. Minha filha também se inscreveu no concurso de Mini Andores esse ano. Então é uma nova experiência que eu e a minha filha nos propomos”.

Entre o público, o casal Edna Lemes e Daniel Moraes, nascidos e criados em Corumbá, aproveitava a folga para curtir a festa. “Tá muito bom, hein? Primeiro dia tá sensacional. São João é uma coisa incrível que todo mundo conhece. É a cultura daqui de Corumbá”, disse Daniel. “Se der uma folguinha, a gente vem até o final”, completou Edna.
O comércio também esteve movimentado durante o evento. A comerciante Ariana Gabriela dos Santos Apaza, que está em uma das barracas da praça de alimentação, falou da expectativa positiva. “É de metas grandes, altas. Temos local fixo, estrutura adequada, conforto e higiene. E claro, vim também para aproveitar a festa”.
As falas de autoridades reforçaram a importância simbólica, cultural e econômica do Banho de São João. O vereador e presidente da Câmara, Ubiratan Canhete de Campos Filho, parabenizou os festeiros. “O São João de Corumbá não foi à toa que foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. Isso atrai turistas, estudiosos e investimentos. A tradição que passa de pai pra filho é o que sustenta essa festa linda”.

O deputado estadual Paulo Duarte também lembrou que Corumbá foi destaque em uma reportagem da Folha de São Paulo sobre os maiores festejos juninos do país. “Fora o São João do Nordeste, a matéria citava Corumbá como uma das duas cidades do Brasil. Isso mostra a força da nossa tradição”.
A festa ainda contou com o início do Tríduo de São João, com orações e missa na Capela localizada na Ladeira Cunha e Cruz. A programação religiosa segue até dia 22, enquanto a cultural se estende até o dia 23, com shows e apresentações no Porto Geral. A dupla Victor Gregório e Marco Aurélio encerrou a primeira noite com um animado show que embalou o público presente.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Hoje é dia de Nhô Moinho em Corumbá

CEU das Artes oferece cultura e esporte para crianças em recesso escolar

Corumbá celebra memórias afro-indígenas na Temporada de Inverno 2025

Carnaval 2026 em Corumbá terá mesma sequência de desfiles deste ano

Corumbá executa 90% dos recursos federais da Lei Aldir Blanc na cultura

Cinzas do Pantanal viram matéria-prima para obras de arte expostas na Câmara Federal

Nhô Moinho celebra festa julina com cultura e solidariedade neste sábado

Escolas municipais de Corumbá realizam animados arraiás neste fim de semana

Arraial do Banho de São João movimenta R$ 2,9 milhões e atrai turistas
