O Pontão "Moinho Cultural Unindo os Pontos" deu início na sexta-feira, 04 de abril, ao evento “Diálogos Transfronteiriços”, em Corumbá, reunindo representantes de instituições culturais, educadores, autoridades e artistas em uma programação voltada à integração social, à educação e à cultura nas regiões de fronteira entre Brasil e Bolívia.
Realizado na sede do Moinho Cultural, o evento contou com rodas de conversa, apresentações artísticas e o lançamento oficial do comitê pró-criação da Universidade Federal do Pantanal (UFPantanal). A proposta busca ampliar o acesso ao ensino superior em uma das regiões mais diversas culturalmente, porém historicamente negligenciada por políticas públicas.
Um dos momentos de destaque foi o encontro do público com o consultor da Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), Ricardo Almeida, que falou sobre a preservação das tradições culturais nos países de fronteira. "Este encontro não é apenas para colher informações, mas para reconhecer e amplificar os saberes de quem vive a fronteira todos os dias", diz Ricardo.
Na sequência, o auditório do Moinho sediou o lançamento do comitê pró-UFPantanal, com a presença do representante do Ministério da Cultura, Sebastião José Soares.
Artesãos da região puderam expôr peças em uma feira montada no pátio do Moinho Cultural. Foto: Moinho CulturalEncerrando a programação de sexta-feira, o grupo Bossa Livre emocionou o público com uma apresentação no pátio interno do Moinho Cultural, dentro do projeto "Diálogos Musicais Ibermúsicas". O quarteto apresentou um repertório que mesclou bossa nova, jazz e influências ibéricas, promovendo uma verdadeira celebração da integração cultural lusófona.
Além da apresentação musical, o encerramento contou também com uma feira de artesanato local, onde artesãos da região expuseram e comercializaram peças que refletem a identidade cultural da fronteira. O espaço atraiu a atenção do público, valorizando a produção artística regional e fortalecendo os laços com a comunidade.
A programação continuou na noite de sábado, 05, com um concerto gratuito e aberto ao público na Casa de Memória Beneficência Portuguesa. A apresentação foi da Orquestra de Câmara do Pantanal (CAMP), formada por jovens atendidos pelo Moinho Cultural, ao lado do músico português Norberto Cruz.
O concerto promoveu um encontro inédito entre a música barroca europeia e a sul-americana, fortalecendo os laços culturais entre os dois continentes.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Quermesse do Asilo São José reúne atrações e festival de prêmios em Corumbá
Evento beneficente começa às 9h com música, danças, comidas típicas e rodada de prêmios

Repasse antecipado garante início dos trabalhos dos blocos para o carnaval 2026

Pré-matrícula para formação técnica em música segue aberta em Corumbá

Corumbá recebe Circo Le Chapeau neste sábado (15)

Corumbá libera R$ 404 mil para escolas de samba iniciarem trabalhos do carnaval
Corumbá celebra o Mês da Cultura com arte, música e patrimônio local
De 11 a 29 de novembro, programação reúne circo, cinema, literatura e debates culturais pela cidade
CulturaCinema de Sala abre inscrições para mostra itinerante em três cidades
Evento será realizado em janeiro de 2026, com exibições gratuitas em Corumbá, Ladário e Puerto Quijarro
CulturaCorumbá convoca agentes culturais para eleição do Conselho de Cultura
Inscrições vão até 14 de novembro e votação ocorre dia 25, no Centro de Convenções do Pantanal

Projeto 'Cine Arte Pantanal' traz bate-papo, oficinas e exibições para Corumbá



O evento contou com rodas de conversa, apresentações artísticas e o lançamento oficial do comitê pró-criação da Universidade Federal do Pantanal (UFPantanal). (Foto: Moinho Cultural)

