A Secretaria Estadual de Cultura, a Política Nacional Aldir Blanc, Cultura Viva, Sistema Nacional de Cultura e Ministério da Cultura realizam nos próximos dias 30 e 31 de janeiro de 2026, em Corumbá, na sede do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, o Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, Teia Estadual de Mato Grosso do Sul.
A Teia Estadual de Cultura Viva constitui espaço de articulação, troca de experiências e fortalecimento da rede de Pontos e Pontões de Cultura de Mato Grosso de Sul, com caráter formativo, propositivo e de celebração da diversidade cultural sul-mato-grossense.
O evento integra a agenda nacional do Programa Cultura Viva e cumpre as diretrizes de democratização do acesso, valorização das culturas populares e tradicionais e participação social na formulação de políticas públicas de cultura.
Os objetivos são fortalecer a rede estadual de Pontos e Pontões de Cultura; estimular a articulação entre iniciativas regionais e municipais; fomentar a gestão compartilhada das políticas públicas de cultura; consolidar a Política Estadual de Cultura Viva; discutir avanços e desafios da Política Nacional de Cultura Viva e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Os eixos de debate serão três: Eixo 1 – Plano Nacional de Cultura Viva para os próximos 10 anos (Formação, Circulação e Memória); Eixo 2 – Governança da Política Nacional de Cultura Viva (Comissões e Fóruns); Eixo 3 – Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística (Economia Solidária e Protocolos Verdes).
No primeiro dia do evento serão realizados os debates temáticos dos três eixos, além de oficinas artísticas e plenária final com eleição dos delegados. No segundo dia serão realizadas rodas de debates, dinâmicas, rodas de conversa e cortejo cultural.
O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá, Prefeitura Municipal de Ladário, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Programa Nacional dos Comitês de Cultura. A correalização é dos Pontões e Pontos de Cultura.
A diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS, Melly Sena, afirmou que o Fórum Estadual dos Pontos de Cultura e a Teia Estadual de Mato Grosso do Sul configuram-se como um momento estratégico para o fortalecimento da Cultura Viva no estado, ao articular participação social, formulação de políticas públicas e valorização dos territórios culturais, tendo como eixo central a justiça climática.
“Com uma programação diversa e integrada, que combina mesas institucionais, grupos de trabalho temáticos, plenárias deliberativas, rodas de debate, oficinas práticas, feira criativa, intervenções artísticas e um grande cortejo cultural, o evento promove diálogo qualificado, construção coletiva de propostas e visibilidade às expressões culturais locais, especialmente no contexto do Pantanal. Realizado em Corumbá, o encontro reafirma o papel dos 98 Pontos de Cultura de MS como agentes de transformação social, ambiental e cultural, consolidando diretrizes para o âmbito estadual e contribuindo de forma consistente para o debate nacional da Política Nacional de Cultura Viva”.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Iphan libera estudo arqueológico no Porto Geral antes de obras

Carnaval de Corumbá 2026 será lançado nesta sexta no Jardim da Independência

Pré-carnaval leva cultura e diversão para bairros afastados em Corumbá

Corumbá abre inscrições para concurso de marchinhas do Carnaval 2026

Concurso elege duas Musas para a Mocidade da Nova Corumbá

Show de Maria Clara e JP irá fechar o Carnaval 2026 de Ladário

Fim de Semana tem Folia nos Bairros Cravo Vermelho e Padre Ernesto Sassida

Portaria regulamenta a participação de crianças e adolescentes no Carnaval 2026

Reunião busca reduzir impactos da montagem do carnaval aos lojistas do centro



Evento será realizado nos dias 30 e 31 de janeiro no Moinho Cultural. (Foto: Arquivo/Moinho Cultural)

