O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma oportunidade para refletir sobre as conquistas das e os desafios que ainda persistem na luta pela igualdade e direitos. No Pantanal, um exemplo de força e união é o COMAP (Coletivo de Mulheres Artistas do Pantanal), que reúne 15 jovens mulheres talentosas com o objetivo de promover a arte e incentivar a participação de jovens no cenário artístico local. Fundado em 2022, o Coletivo tem se destacado como uma plataforma de transformação, com forte presença em eventos culturais e ações de conscientização ambiental.
Para Thainan Bornato, uma das artistas do Coletivo, o principal objetivo é dar visibilidade ao trabalho das mulheres artistas e fortalecer a rede de apoio mútuo.
"O coletivo é uma forma da gente se apoiar, fortalecer e mostrar para as pessoas que a gente existe. Para que as mulheres, sejam elas nascidas no Pantanal ou as que moram no Pantanal, consigam mostrar para os moradores de Corumbá e Ladário, as fundações de cultura, instituições públicas, e também outros coletivos, que fomentam cultura, para que eles consigam enxergar a gente."
Cada ação do grupo é uma forma de empoderar e inspirar novas gerações de mulheres a se expressarem e conquistarem seu espaço no mundo das artes.
"Então, eu acho que nós somos uma família, uma família muito bonita, e a relação que eu tenho hoje com a arte e o Pantanal, é muito maior e muito mais bonita por conta do COMAP. A minha arte me faz ser uma mulher feliz, me faz ser uma mulher autêntica, me faz ser uma mulher que se destoa dos padrões que são impostos pela sociedade. A arte me fortalece, ela faz com que eu seja quem eu sou e continue sendo, e através do COMAP eu também resgato todo esse sentimento", afirmou Emily Ariane, que participa desde o início do Coletivo, em 2022.
O COMAP segue sendo uma importante ferramenta de transformação no Pantanal, empoderando mulheres e ampliando os horizontes da arte local. Através de suas ações, o Coletivo não apenas promove a arte, mas também fortalece os laços entre mulheres, criando um espaço de apoio, visibilidade e protagonismo para as artistas da região.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Moinho Cultural recebe exposição sensorial sobre o Pantanal

Restauração do Forte Coimbra tem investimento previsto em R$ 19,8 milhões
Ladário realiza cadastro de agentes culturais do municÃpio até 11 de abril

Ladário celebra Dia Internacional da Mulher com festa no Coreto

Hoje é dia de reviver o romantismo dos velhos carnavais em Corumbá

Moinho Cultural ganha especial de 20 anos na TV, com exibição do último Moinho In Concert

A Pesada vibra com o prêmio Destaque Popular do Carnaval 2025

Praia, Bola e Cerveja é o bloco campeão do Carnaval 2025 de Corumbá

A Pesada é eleita Destaque Popular do Carnaval 2025 de Corumbá
