Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Cultura

Audiência Pública confirma realização do Festival América do Sul em Maio

29 março 2025 - 08h59Gesiane S. Lourenço

À julgar pela empolgação dos presentes na Audiência Pública, realizada na noite desta sexta-feira, 28 de março, no auditório do Sesc Corumbá, o Festival América do Sul promete retomar a sua glória na edição de 2025. No ano passado, o festival foi cancelado e deixou um vazio no calendário da cidade, que é palco para celebração da cultura fronteiriça.   

No encontro aberto ao público, o secretário estadual de Turismo Esporte e Cultura (Setesc), Marcelo Ferreira Miranda, confirmou a realização do festival entre os dias 15 e 18 de maio, atendendo ao pedido da classe artística, que na edição de 2023, realizada durante o mês de novembro, sofreu com as altas temperaturas da região.

Outra novidade anunciada, é o retorno do festival para a área do Porto Geral, com o palco principal instalado no estacionamento do Centro de Convenções, tendo o rio Paraguai como cenário natural. Pavilhões, galerias de arte, intervenções artísticas ao ar livre, seminários e praça gastronômica vão ocupar toda a área do porto. O Beco da Candelária vai abrigar uma galeria de artes e uma passarela de moda será montada em frente ao Casario. 

Entre as atrações nacionais, já foram anunciados os shows de artistas como Alcione, Xamã e Pixote. Entre os internacionais, o grupo cubano Buena Vista Social Club já está confirmado. Uma atração chilena, mais uma orquestra formada por músicos de cada país do continente também é expectativa para integrar a programação, que também irá contemplar artistas regionais e locais de Corumbá. 

Para o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, o retorno do Festival para o Porto de Corumbá é emblemático. "O objetivo é ocupar e dar vida àquela espaço, torná-lo um portal turístico", diz Eduardo destacando a importância de valorizar o Porto Geral que é patrimônio e faz parte da formação cultural e histórica de Corumbá. 

Presente na Audiência, o prefeito de Corumbá, Gabriel de Oliveira, anunciou que o município fará investimentos emergenciais no porto para receber o Festival.  

O Festival América do Sul será anunciado nacionalmente na feira WTM América Latina, que acontece entre os dias 14 e 16 de abril, em São Paulo. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Ladário inaugura "Natal Luz" com mais de 3 km de decoração temática
Cultura
Setor editorial e de livros registra expansão de 13% no país
Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Cultura
Moinho in Concert é neste fim de semana em Corumbá
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Cultura
Jardim de Natal abre em 12 de dezembro com atrações culturais e chegada do Papai Noel
Cultura
Espetáculo infantil aborda vínculos afetivos, inteligência artificial e narrativa musical
Cultura
Concurso de Bandas e Fanfarras pode ser incluído no Calendário Oficial de Eventos de Corumbá
cultura
" Moinho in Concert" revive caminhos do Peabirú em espetáculo ancestral

Mais Lidas

Política
Agesul informa suspensão da licitação de recuperação da ponte sobre o rio Paraguai
saúde
Corumbá repassa mais de R$ 250 mil em emendas impositivas à APAE e Rede Feminina
Cultura
Ladário inaugura "Natal Luz" com mais de 3 km de decoração temática