A Bela Oyá Pantanal, primeira agência de afroturismo do Mato Grosso do Sul, apresentou nesta quinta-feira (9), no Estande do Mato Grosso do Sul, o talk “Pantanal Afro: Conexões e Tendências do Afroturismo no MS”, durante a ABAV Expo 2025, realizada no Rio de Janeiro.
A ação integrou a programação oficial da feira e contou com apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), reforçando o papel da Bela Oyá Pantanal como referência nacional na promoção do afroturismo enquanto estratégia de impacto social, valorização cultural e inovação no setor.
“É uma participação proposta por nós, da Bela Oyá, dentro do estande do Mato Grosso do Sul, e que foi muito bem acolhida pela Fundtur. Acreditamos que o afroturismo é mais do que uma tendência; ele é uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento que conecta pessoas e valoriza comunidades tradicionais”, destacou Thayná Cambará, CEO da Bela Oyá Pantanal.
Além do talk, a agência participou da ABAV como coexpositora no estande do Estado, integrando a missão empresarial organizada pelo Sebrae/MS. A iniciativa tem ampliado a presença de empreendedores pantaneiros em grandes feiras do setor, criando novos canais para a comercialização de experiências autênticas do território.
“Estar presente na ABAV é estratégico para fortalecer a visibilidade do Pantanal como destino turístico competitivo, ampliar conexões comerciais e institucionais e consolidar o Mato Grosso do Sul no cenário nacional e internacional do turismo”, afirmou Thayná.
Thayná Cambará defende inclusão e valorização cultural. Foto: Divulgação Durante o evento, a Bela Oyá também evidenciou parcerias com a Diáspora Black, responsável por apoiar a oferta e comercialização de experiências afrocentradas do Pantanal em todo o Brasil e no exterior, e com a Embratur, que tem fortalecido a promoção internacional do destino nas rotas do afroturismo brasileiro.
Em novembro, Thayná Cambará assina a direção artística do documentário “Pantanal Negro”, primeira produção audiovisual dedicada a revelar a história afro-brasileira do Pantanal, conectando identidade cultural, turismo e inovação social.
“ ‘O Pantanal Negro’ é uma forma de contar nossa história a partir de outras lentes, destacando a contribuição negra para a formação do território pantaneiro e mostrando como o turismo pode ser uma ponte entre memória, identidade e desenvolvimento sustentável”, ressaltou.
A participação na ABAV consolidou um ano de expansão para a Bela Oyá Pantanal, que já marcou presença em eventos nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Em maio, a agência também lançou o documentário “Louvação à Ibejada”, obra que aborda a cultura afrodescendente em torno da festa de Cosme e Damião e ressalta a força da ancestralidade e das tradições comunitárias do Pantanal.*Com informações da Assessoria de Comunicação.
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Ação destacou a valorização cultural, a inclusão social e o potencial turístico do Pantanal. (Foto: Divulgação )


