Programação inicia nesta terça-feira (17).
(Foto: Renê Marcio Carneiro/Arquivo PMC)
Corumbá realiza entre os dias 17 e 20 de novembro a Semana da Consciência Negra, com uma programação que envolve sessões culturais, atividades formativas e apresentações artísticas. As ações são promovidas pela Gerência de Políticas Públicas para a Igualdade Racial, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Fundação da Cultura de Corumbá.
A abertura acontece hoje, dia 17 de novembro, com a exibição do curta 'Encruzilhada de Histórias', dirigido por Thayná Cambará. O filme, lançado em 2021, tem duração de dez minutos e classificação indicativa de 14 anos. A atividade é destinada aos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e realizada na própria sede do órgão, às 14 horas.
No dia seguinte, 18, a programação prossegue na Casa do Artesão, às 09 horas, com a leitura do conto 'O menino dos Níqueis', de Lobivar Matos. A mediação é de Marcelle Saboya.
O dia 19 concentra três atividades distintas. A primeira é a intervenção artística 'Alvenaria da Palavra', inspirada no livro 'Quarto de Despejo', de Carolina Maria de Jesus. A apresentação será conduzida pela Companhia Maria Mole, das 17h às 19 horas, na praça da República, em parceria com o Sesc MS.
Também no dia 19, ocorre a atividade 'Corumbá Museu a Céu Aberto', um percurso guiado entre a Casa do Artesão e o Mirante do Rio. O roteiro contará com a participação de Salim Haqzam e José Gilberto Rozisca. A concentração está marcada para as 09 horas. Os organizadores orientam o público a levar água e utilizar proteção contra o sol.
Ainda no dia 19, mas às 19 horas, o Centro de Convenções Miguel Gómez recebe a apresentação do Coral Cidade Branca, intitulada 'Vozes da Nossa História'.
O encerramento da semana temática será no dia 20, a partir das 18 horas, com evento na rua Albuquerque Roque, número 1033. A programação inclui participação do 'Grupo Urbe', ligado à Política Nacional Aldir Blanc, além de roda de samba conduzida por 'Gideão e Banda', com atividades previstas até as 22 horas.
No dia 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra, e a programação é em homenagem a Zumbi e Dandara dos Palmares.
A Semana da Consciência Negra integra o calendário do município e reforça ações de valorização da população negra, promoção da igualdade racial e difusão de referências culturais que compõem a identidade local.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Academia Patrícia Gonzalez conquista 10 prêmios internacionais na Argentina
Mocidade promove Festival de Prêmios da comunidade
Corumbá prepara Concurso de Fanfarras com três categorias e premiação
Bailarinos de Corumbá conquistam pódios no Festival United Dance 2026
Sorteio nesta sexta define ordem do desfile de aniversário de Corumbá
Prefeitura de Corumbá abre licitação de R$ 1,3 milhão para reforma do Muhpan
Escritora infantil de Corumbá participa da Bienal do livro de São Paulo
Mocidade da Nova Corumbá ganha reconhecimento estadual
Corumbá leva roteiro de afroturismo à final de prêmio nacional