Menu
terça, 10 de dezembro de 2024
Câmara de Corumbá - Fim de Ano 2024
Andorinha - Novembro 2024
COLUNA

Entrelinhas

Sylma Lima

Pouco valorizados

Os atletas paralímpicos fazem do Brasil uma potência no quadro de medalhas, mas não recebem reconhecimento. A TV aberta não transmitiu a abertura nem vai exibir os jogos ao vivo.

29 agosto 2024 - 13h35

Nesta quarta-feira, 28 de agosto, aconteceu a abertura oficial das Paralímpiadas de Paris 2024. Assim como nos Jogos Olímpicos, encerrado em 11 de agosto, o evento também aconteceu fora de um estádio, os ateltas ocuparam vias emblemáticas e histórias da capital francesa, a Avenida Champs-Élyzées e a Place de la Concorde. Porém, as semelhanças param por aí...

Diferente dos Jogos Olímpicos, a abertura das Paralímpiadas não foram transmitida em rede aberta no Brasil. A rede Globo de Televisão, quem detém os direitos exclusivos de transmissão dos jogos, resumiu a transmissão em um compilado de melhores momentos, encaixado na grade da programação noturna. 

O ao vivo do evento foi exibido somente na TV fechada, através do canal Sportv 2 e no streaming Globoplay. 

Toda paralímpiada me pergunto o porquê dessa diferenciação, por quais motivos, os Jogos Paralímpicos, são tão "menosprezados" pela mídia.  Os atletas paralímpicos fazem do Brasil uma VERDADEIRA POTÊNCIA no quadro de medalhas, possuem uma delegação tão grande quanto a das Olímpiadas, mas mesmo assim, não recebem o mesmo destaque. 

A TV aberta parou a programação para exibir a abertura dos Jogos Olímpicos e mudou toda a sua grade para exibir os jogos ao vivo. Já nas Palímpiadas, a mesma oportunidade não acontece. Com isso, os atletas paralímpicos recebem menos visibilidade e consequentemente menos oportunidades. A população também perde, afinal, quem não tem tv fechada, grande maioria da população brasileira, fica privada de ver grandes atletas, superando as limitações do corpo como verdadeiros hérois da vida real.

E se a abertura não foi transmitida em rede aberta, o mesmo acontecerá com os jogos. Eles também só serão exibidos ao vivo na TV fechada e no streaming. Na TV aberta, somente um boletim diário com os principais destaques, que será exibido de segunda à sexta depois do Vale a pena ver de novo, aos sábados, depois do Caldeirão e aos domingos, após a primeira parte do Domingão. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cadê a decoração?
Corumbá não merece!
Por onde começar o governo?
O povo quer saber
Somos todos responsáveis!