Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
COLUNA

Entrelinhas

Artigos

Corpus Christi?

11 junho 2020 - 11h02

Muitas pessoas pensam que a data se trata de um feriado, mas na verdade, o Corpus Christi se trata de um ponto facultativo. A decisão é renovada e divulgada anualmente no Diário Oficial da União (DOU).

Corpus Christi é uma expressão originária do latim. Ela significa “corpo de Cristo”. Ela celebra a eucaristia. No catolicismo, a data lembra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Além disso, a comemoração da data tem origem século 13, durante o pontificado do papa Urbano IV.

Estudos apontam que a comemoração da eucaristia foi determinada após relatos de uma freira belga chamada Juliana Mont Cornillon. Ela teve uma visão na qual Cristo pedia para que essa celebração fosse reconhecida pela Igreja e pelo povo em geral. Eles decidiram que o cálice e a hóstia sejam transportados em procissão em uma estrutura chamada Santíssimo, na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

A prática de desenhar os tradicionais tapetes de Corpus Christi em serragem, areia e outros materiais, teve origem em Açores, Portugal, e foi trazido para o Brasil por nativos de lá.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Na berlinda
Mães do reino animal
Um fato curioso
Taquari: Morte assistida em eutanásia não consentida
Carta Aberta