Menu
terça, 08 de julho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
COLUNA

Entrelinhas

Sylma Lima

A cidade reclama...

Corumbá vive desafios diários na infraestrutura que comprometem a segurança e o conforto dos moradores

25 junho 2025 - 17h13

Parquinho
Os brinquedos infantis do Jardim da Independência estão, hoje, em pelo menos 1/3 de sua totalidade, danificados e fora de uso. Isso significa riscos de acidentes aos usuários desavisados que por ali circulam. Das demais praças, a mesma situação.

Buracos
Está na hora das autoridades municipais exigirem da concessionária do serviço de água e esgoto a execução de serviços de primeira qualidade, em relação à recuperação de leitos das ruas da cidade, quando da efetivação de sua responsabilidade... não só das pistas asfaltadas, como das revestidas por lajotas sextavadas e/ou paralelepípedos.

Escuridão
Por todos os quadrantes da cidade, o déficit de iluminação pública é geral, mas no centro da cidade existem ruas que, apesar de apresentar postes com luminárias, a dita cuja iluminação não funciona. Verifica-se que muitas luminárias, em sequência no mesmo quarteirão, estão fora de uso, dando vez a pessoas desocupadas ocuparem dessas escuridões para perturbar os transeuntes.

Recapeamento
As pistas das ruas Major Gama, Luis Feitosa Rodrigues e Firmo de Matos, nos trechos compreendidos entre a rua Colombo e a linha férrea, carecem, urgentemente, de um serviço de requalificação do asfalto, para melhor conforto dos usuários das mesmas.

Limpeza e desmatamento
A lateral da rua Arthur Mangabeira, voltada para o Porto Geral, encontra-se totalmente abandonada. Lixo, mato, animais mortos, mau cheiro é o que há para quem por lá passa. Faz-se necessária a limpeza do local, inclusive com desmatamento de arbustos, que impedem pessoas de registrarem imagens do rio Paraguai e do pôr do sol e, ao mesmo tempo, afastar desocupados que usam o local para “apavorar” visitantes.

Cemitério
Para variar, o cemitério Santa Cruz, no centro da cidade, continua sujo, com mato tomando sua área, além de ter, hoje, apenas duas luminárias funcionando no período noturno.

Via férrea
As laterais das linhas férreas, tanto do trecho do parque de exposições Belmiro Maciel de Barros até o bairro Aeroporto, quanto ao trecho da vila da fábrica de cimento até o bairro Centro América, transformaram-se em depósitos de lixo. A prefeitura enxuga gelo efetuando a limpeza, mas a população não colabora. Está na hora de o poder público implantar mecanismos e regras para punir quem desova entulhos, lixo e materiais inservíveis ao longo dos trechos.

Sinalização
O sistema viário do portal de entrada da Cidade Branca sofrera, no fim do ano passado, uma ampla reforma... hoje o que se vê é que as placas de sinalização viária não existem mais, o que gera diversos prejuízos para os usuários da via, pois, além de a marcação horizontal ser confusa, não há alerta para a existência de quebra-molas ao longo do trecho.

Clarão
No mesmo portal de acesso à cidade de Corumbá, a iluminação do monumento, com suas três torres e pelo menos 18 refletores, está, há pelo menos trinta dias, acesa 24 horas por dia.

Receba a coluna Entrelinhas no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fugindo do patrão...
Atualizando...
A cidade reclama...
BR 262: onde estão os deputados federais?
Agressor vigiado e efeito backlash