Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereador sugere estudos sobre industrialização da mandioca em Corumbá

15 abril 2019 - 10h23Câmara de Corumbá

A industrialização da mandioca pode ser uma excelente alternativa para melhorar a renda familiar dos produtores rurais do Município de Corumbá. É o que entende o vereador João Mário que, durante sessão da Câmara Municipal, sugeriu a realização de estudos visando o incremento dessa cultura na região.

A sugestão foi direcionada ao prefeito Marcelo Iunes, no sentido de que ele oriente a sua equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, no sentido de que seja aproveitamento um projeto de geração de renda encaminhado pelo próprio vereador, com foco na industrialização da mandioca produzida nas pequenas propriedades rurais.

João Mário observa que a área da produção da mandioca em Corumbá está bem abaixo da média nacional, mas, observa que é preciso investimentos públicos para a estruturação da cadeia produtiva, já que responde 64,36% da produção do município e implica em facilidade nos tratos culturais, tradição agrícola no plantio e mais adaptabilidade a clima e solo local.

“A cultura da mandioca apresenta-se como importante fonte de alimentos e de renda para as famílias dos assentamentos rurais de Corumbá. No entanto, o sistema de produção e a sua utilização na região, ocorre com baixa adoção de tecnologias. Esses fatos indicam a necessidade de se estabelecer estratégias para utilização da mandioca no Município”, justificou.

João Mário lembra que, na região, foi implantada uma fecularia na região do Taquaral, hoje desativada, ao contrário do que ocorre em grande parte do Estado “que reconhece a importância social da cultura da mandioca no setor da agricultura familiar, mas que tem buscado alternativas, atingindo uma abrangência mais ampla, graças a implementações de indústrias processadoras, particularmente de fécula, e ao alto consumo de mandioca de mesa, se constituindo em uma importante alternativa econômica para os produtores do estado”.

Cita ainda que o novo perfil socioeconômico na cultura da mandioca tem gerado demandas tecnológicas, conduzindo à formação de parcerias, envolvendo diversas instituições de pesquisa, visando a obtenção de soluções para o agronegócio dessa importante cadeia produtiva.

Foi pensando em acompanhar essa tecnologia que o vereador encaminhou um projeto ao Poder Executivo, no sentido de que sejam realizados estudos visando a aquisição de equipamentos necessários à introdução da cadeia produtiva de mandioca no Município que “proporcionará também um auxílio para a produção agropecuária, agregando valor à produção local, visando dessa forma, contribuir para o aumento da produtividade como um todo, estabelecendo uma sinergia que favoreça o desenvolvimento regional sustentável”, comentou.

O projeto, destinado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá, visa fomentar toda a cadeia de produção agropecuária, através do fortalecimento das relações com empresários fornecedores de produtos de origem animal e vegetal, proporcionando, assim, um impacto positivo na infraestrutura econômica produtiva, gerando um ambiente propício ao desenvolvimento.

Pavimentação

Por outro lado, João Mário requereu à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, informações sobre o projeto de pavimentação e urbanização da Rua Rui Barbosa, para atender anseios da comunidade local que estão na expectativa de receber o benefício anunciado algum tempo atrás.

Ao mesmo tempo, o vereador pediu à Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), a implantação de uma faixa de pedestre no cruzamento das ruas Dom Aquino e Cyríaco Félix de Toledo, no Bairro Dom Bosco, importante para minimizar o perigo para pedestres, devido ao grande fluxo de veículos na região, e por ser vias de acesso à Escola Dom Bosco e ao Estádio Arthur Marinho.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal