Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereador pede informações sobre Fonplata para acompanhar cronograma do contrato

23 abril 2019 - 09h35Câmara de Corumbá

As obras previstas pelo contrato firmado entre o Município de Corumbá e o Fundo Financeiro de Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) estão em andamento na cidade e, na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 22 abril, o vereador Gabriel Alves de Oliveira solicitou informações à Prefeitura, visando acompanhamento do cronograma de execução dos serviços, bem como em relação ao desembolso financeiro e as contrapartidas previstas.

A solicitação foi feita por meio de requerimento endereçado ao prefeito Marcelo Aguiar Iunes, com providências ao assessor especial respondendo pela Secretaria Municipal de Governo e responsável pela Unidade Executora do Programa do FONPLATA, Cassio Augusto Costa Marques.

O vereador justificou que as informações são importantes para que “a Câmara tenha conhecimento e possa acompanhar o cumprimento do cronograma de desembolso financeiro, as contrapartidas a serem aportadas e a execução das obras, permitindo à população, transparência sobre o uso dos recursos provenientes do empréstimo”, reforçou.

Em seu requerimento, Gabriel pediu o envio de informações sobre o montante do valor liberado pelo Fonplata ao Município após a data de assinatura do contrato, bem como a conta bancária com o saldo disponível no dia 22 de abril de 2019. Solicitou ainda o envio de cópias dos contratos licitados e o cronograma de ações das obras atualizadas.

O vereador solicitou ainda ao prefeito, com providências ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, informações sobre os valores financeiros repassados mensalmente a empresa A.L. dos Santos e Cia. Ltda., nos anos de 2017, 2018 e 2019, referentes ao processo n° 217.471/2017 e contrato 24/2017; o envio das justificativas  em caso de aumento das despesas em relação ao ano anterior.

Pediu também as medições mensalmente detalhadas durante esse período, bem como o nome da empresa que prestava esse mesmo serviço nos anos de 2015 e 2016, valores anualmente repassados por este mesmo serviço, as medições e justificativas em caso de aumento em relação ao ano anterior. “Recebemos questionamentos de munícipes do aumento substancial de repasse financeiro a esta empresa em contrapartida, com uma piora da qualidade do serviço prestado”, justificou.

Fumacê

Por outro lado, Gabriel Alves de Oliveira pediu a intensificação de inseticida com utilização de bomba motorizada, o fumacê, em dois bairros localizados às margens do Rio Paraguai. O pedido foi direcionado ao prefeito Marcelo Iunes e ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite.

Ele explicou que, com o crescente índice da dengue na cidade, todos os cuidados são necessários. Além disso, é preciso atenção especial com os bairros Cervejaria e Beira Rio, principalmente nos finais de semana. O vereador adiantou que a solicitação partiu dos moradores, frequentadores, turistas e comerciantes da região, pelo fato de ser uma área com grande infestação de mosquitos e concentração de pessoas, principalmente nos finais de semana.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas