Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereador pede apoio para viabilização de helicóptero para atender a saúde pantaneira

25 abril 2019 - 09h18Câmara de Corumbá

A disponibilização de um helicóptero para atender as necessidades da saúde na região pantaneira, é o que pretende o vereador Chicão Vianna que esta semana, por meio de requerimento, solicitou apoio da bancada sul-mato-grossense em Brasília, para que sejam articulados meios junto ao Governo Federal, para a liberação da aeronave.

O vereador lembrou que em várias regiões do Brasil, o Governo Federal disponibilizou helicópteros que integram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e que para Corumbá, o equipamento é apontado como fundamental para ações de resgate na região pantaneira, principalmente nas localidades de difícil acesso.

“Hoje contamos com o apoio da Mainha do Brasil, por meio do 5º Distrito Naval sediado em Ladário, que tem feito os resgates no Pantanal. Mas, a área da saúde de Corumbá necessita de um helicóptero para atender as necessidades, principalmente no que tange aos casos de emergência em locais de difícil acesso, como na região do Rio Taquari, entre outras”, explicou.

Nesse sentido, o vereador solicitou envio de expediente ao ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta; ao senador Nelson Trad Filho: à deputada federal Beatriz Cavassa, assim como ao deputado federal Fábio Trad, no sentido de que eles articulem junto ao Governo Federal, para a região ter acesso ao serviço do SAMU 192 aéreo.

“Corumbá é ponto de apoio para todos os moradores da região, as mais próximas ou as mais longínquas, onde o acesso, quando é possível, ocorre somente pela hidrovia do Rio Paraguai. Deste modo, quando há necessidade de atendimento médico ou hospitalar, seja emergencial ou rotineiro, os cidadãos pantaneiros se dirigem à nossa cidade para utilizar dos serviços que são disponibilizados à população”, citou o vereador.

Chicão ressalta, no entanto, que existe famílias que, para chegar à área urbana de Corumbá, são obrigadas a viajar de barco, cerca de 40 horas. “Em caso da necessidade de um atendimento emergencial, é necessária uma ação mais rápida, o que será possível com a disponibilização desse helicóptero”, reforçou.

O vereador lembra que atendimentos emergenciais ocorrem com frequência na região do Pantanal, e que não há como suportar longas viagens “sob o risco de perderem suas vidas, seja por algum traumatismo causado por acidente, seja por veneno de animal peçonhento ou em caso de um parto emergencial, por exemplo”.

“Nestes casos – prosseguiu - o tempo para dar início ao atendimento está diretamente ligado às chances de sobrevivência, sendo o transporte aquaviário inviável para esse tipo de ocorrência. Logo, devido à necessidade de constantes atendimentos emergenciais que exigem atenção imediata, é necessária a disponibilização de um helicóptero para estas situações”, completou.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas