Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Vereador cobra título de propriedade para assentados do São Gabriel

20 outubro 2017 - 10h51Assessoria Câmara Municipal de Corumbá

A entrega do título de propriedade da terra aos pequenos produtores rurais do Assentamento São Gabriel está sendo cobrada em Corumbá. Durante sessão ordinária da Câmara Municipal, o vereador Manoel Rodrigues (PRB), solicitou informações sobre o assunto junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), tendo em vista de que que as famílias estão assentadas há 12 anos na área, e que estão impossibilitados até mesmo de captar recursos para investimentos que consideram necessários.

O vereador lembra que o assunto já foi amplamente discutido com a direção do Incra, mas que, até o momento, não se tem uma previsão definitiva da entrega do título de propriedade. Por isso mesmo ele requereu à Câmara, o envio de expediente ao Superintendente no Mato Grosso do Sul, Humberto Cesar Mota Maciel, bem como chefe da Unidade Avançada de Corumbá, Cleodete Barbosa Cebalho Marques, solicitando informações a respeito do assunto.

Manoel ressalta que o título de propriedade é o instrumento que transfere o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter definitivo. Além da garantia da propriedade da terra para os trabalhadores rurais assentados, a titulação efetuada pelo Incra contém dispositivos norteadores dos direitos e deveres dos participantes do processo de reforma agrária, especialmente do poder público e dos beneficiários, caracterizado pelos assentados.

“Este documento é importantíssimo para o assentado, pois dá a ele a posse provisória do imóvel e garante o acesso aos créditos disponibilizados pelo Incra e a outros programas do Governo Federal”, lembrou.

Trânsito

Por outro lado, Manoel Rodrigues está também solicitando à Prefeitura Municipal, por meio da Agetrat, serviços de manutenção das lombadas e quebra-molas existentes no município. “Grande parte já está com a pintura praticamente invisível, o que causa dificuldades aos motoristas”, observou, alertando que, diante disso, muitos acabam ultrapassando o limite de velocidade. “Com sinalização visível, todos serão beneficiados, principalmente os pedestres que terão maior segurança para atravessar as ruas”, argumentou.

Um outro pedido do vereador, endereçado à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, se refere à pavimentação da Rua do Carmo, entre as ruas Santo Antônio e a Terceira Paralela da Rubi, no Conjunto Previsul.

Já à diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Ana Claudia Moreira Boabaid, Manoel solicitou serviços de poda das árvores que se encontram ao longo das principais vias que são linhas de ônibus na área urbana, principalmente as árvores que se encontram nas esquinas onde há semáforos.

Conforme ele, isto se faz necessário pelo fato de que os galhos estão atrapalhando a visibilidade, e que esta poda tem que ocorrer periodicamente, contribuindo assim para uma melhor visibilidade e segurança dos motoristas que transitam nestes trechos.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Infraestrutura
Reparos na ponte sobre o rio Paraguai conta com estrutura de última geração e apoio de alpinistas
Dia do Artesão
Seu Sabastião é homenageado com 'Medalha Conceição dos Bugres' na ALEMS
Escondidas
Mulher é presa tentando entregar droga escondida na comida em presídio de Corumbá
Na Capital
Deputado federal preso por mandar matar Marielle Franco desembarca em MS
Trânsito Proibido
Caminhão desobedece sinalização e tomba na galeria da XV de novembro
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril
Registro Civil
Em 2022, número de nascimentos cai pelo quarto ano e chega ao menor patamar desde 1977
Ciclo de Palestras
IFMS promove palestras sobre inclusão no contexto educacional
Gabinete de Integração
Presidente do TJ entrega melhorias e assina parcerias em Corumbá

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Socorrida pelo pai
Autor de violência doméstica é preso em flagrante em Corumbá
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário