Menu
sexta, 29 de maio de 2020
Vale - nova entrega de EPI
Vale - nova entrega de EPI
Geral

Vereador busca apoio para viabilizar um ‘caminhão da saúde’ para Corumbá

17 maio 2019 - 09h34Câmara de Corumbá

A viabilização de um caminhão tipo baú, com todas as adaptações necessárias para atendimento médico hospitalar na zona rural, é o que pretende o vereador João Mário que, esta semana, durante sessão do Poder Legislativo, solicitando à deputada federal Bia Cavassa, emenda parlamentar para aquisição do veículo e dos equipamentos necessários.

João Mário explicou que o Município conta com um grande número de pessoas residindo na área rural, nos distritos de Albuquerque e Porto Esperança, como também nas regiões de Maria Coelho e Jacadigo, bem como nos assentamentos São Gabriel, Mato Grande, Urucum, Taquaral, Tamarineiro e Paiolzinho. “Com um veículo desse porte, a Prefeitura poderia disponibilizar um melhor atendimento a estas regiões, humanizado, respeitando o direito de todos a uma saúde de qualidade”, explicou.

A ideia do vereador é levar os serviços de saúde mais próximo daquelas pessoas que residem na área rural, reduzindo as filas nas unidades de saúde. O caminhão, conforme ele, seria de equipamentos necessários para a saúde da mulher e do idoso, principalmente.

“Partindo do princípio de que a medicina preventiva é mais eficiente e menos custosa que a curativa, o caminhão da saúde colocará Corumbá no caminho de países de primeiro mundo que desenvolvem um grande trabalho preventivo, com sucesso”, explicou.

O veículo, segundo João Mária, viabilizaria a implantação de um projeto para ser desenvolvido pela Secretaria de Saúde, viando atendimento preventivo à a população, “com rapidez, agilidade e assertividade, melhorando a saúde e a qualidade de vida da comunidade rural”.

Ele sugeriu que o veículo seja dotado com equipamentos para realização de exames de prevenção ao câncer de mama, colo do útero e preventivo, inclusive como mamógrafo digital e equipamentos capazes de mensurar sinais vitais, glicemia, colesterol e índice de massa corporal. Contaria também com espaço para atendimento odontológico, oftalmológico, entre outros.

O atendimento, conforme sugeriu, ocorreria também na parte externa, com apoio de uma tenda, que seria utilizado como espaço multimídia para ações educativas (planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e a mortalidade materna), funcionamento de recepção e espera.

O veículo, conforme o vereador, tem que ser adaptado com rampa de acesso e elevador para cadeirante. Além de atender a zona rural, ele explicou que, para reduzir as filas e agilizar o atendimento, o caminhão a saúde poderá ser usado também em locais onde a demanda por atendimento esteja superando a capacidade da unidade médica local, que são as unidades de saúde, UPA e hospital público, por exemplo, bem como em grandes eventos como carnaval, São João, entre outros, para melhor atender o povo corumbaense e visitantes turistas.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Controle Sanitário
Mais de 15 mil pessoas passaram pelas Barreiras Sanitárias nas entradas de Corumbá
Previsão do Tempo
MS está em alerta para tempo seco e baixa umidade do ar
Atualização Covid-19
Com mais 94 confirmados, Mato Grosso do Sul passa para 1.356 pacientes com coronavírus
Segurança
Bolsonaro mantém no cargo e eleva em 9,4% gratificação de chefe da PF em MS
Tráfico de Remédio
MS como rota para o contrabando de cloroquina
Economia e Turismo
Vereadores buscam apoio para implantação de cassinos em Corumbá
Corumbá
Semana de Combate ao Feminicídio inicia em 1º de junho com Lives na programação
Corumbá
Obras de pavimentação e drenagem avançam na parte alta
Pagamento
Servidores municipais de Corumbá recebem salário de maio hoje
Acidente Doméstico
Máquina de lavar pega fogo em residência do centro de Corumbá

Mais Lidas

Panorama da Covid-19
Corumbá não tem pacientes internados por Covid-19
Flexibilização
Terminal Rodoviário de Corumbá reabre em 1º de junho com barreira sanitária fixa
Justiça
Passageira de Corumbá será indenizada em R$ 7 mil por atraso de voo
Qualificação
Senac EAD oferece cursos técnicos em diversas áreas com início em junho