Menu
terça, 21 de maio de 2019
Andorinha - Viaje para Campo Grande com a Andorinha
Andorinha - Viaje para Campo Grande com a Andorinha
Geral

Vereador busca apoio para viabilizar um ‘caminhão da saúde’ para Corumbá

17 maio 2019 - 09h34Câmara de Corumbá

A viabilização de um caminhão tipo baú, com todas as adaptações necessárias para atendimento médico hospitalar na zona rural, é o que pretende o vereador João Mário que, esta semana, durante sessão do Poder Legislativo, solicitando à deputada federal Bia Cavassa, emenda parlamentar para aquisição do veículo e dos equipamentos necessários.

João Mário explicou que o Município conta com um grande número de pessoas residindo na área rural, nos distritos de Albuquerque e Porto Esperança, como também nas regiões de Maria Coelho e Jacadigo, bem como nos assentamentos São Gabriel, Mato Grande, Urucum, Taquaral, Tamarineiro e Paiolzinho. “Com um veículo desse porte, a Prefeitura poderia disponibilizar um melhor atendimento a estas regiões, humanizado, respeitando o direito de todos a uma saúde de qualidade”, explicou.

A ideia do vereador é levar os serviços de saúde mais próximo daquelas pessoas que residem na área rural, reduzindo as filas nas unidades de saúde. O caminhão, conforme ele, seria de equipamentos necessários para a saúde da mulher e do idoso, principalmente.

“Partindo do princípio de que a medicina preventiva é mais eficiente e menos custosa que a curativa, o caminhão da saúde colocará Corumbá no caminho de países de primeiro mundo que desenvolvem um grande trabalho preventivo, com sucesso”, explicou.

O veículo, segundo João Mária, viabilizaria a implantação de um projeto para ser desenvolvido pela Secretaria de Saúde, viando atendimento preventivo à a população, “com rapidez, agilidade e assertividade, melhorando a saúde e a qualidade de vida da comunidade rural”.

Ele sugeriu que o veículo seja dotado com equipamentos para realização de exames de prevenção ao câncer de mama, colo do útero e preventivo, inclusive como mamógrafo digital e equipamentos capazes de mensurar sinais vitais, glicemia, colesterol e índice de massa corporal. Contaria também com espaço para atendimento odontológico, oftalmológico, entre outros.

O atendimento, conforme sugeriu, ocorreria também na parte externa, com apoio de uma tenda, que seria utilizado como espaço multimídia para ações educativas (planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e a mortalidade materna), funcionamento de recepção e espera.

O veículo, conforme o vereador, tem que ser adaptado com rampa de acesso e elevador para cadeirante. Além de atender a zona rural, ele explicou que, para reduzir as filas e agilizar o atendimento, o caminhão a saúde poderá ser usado também em locais onde a demanda por atendimento esteja superando a capacidade da unidade médica local, que são as unidades de saúde, UPA e hospital público, por exemplo, bem como em grandes eventos como carnaval, São João, entre outros, para melhor atender o povo corumbaense e visitantes turistas.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Governo e MPMS
Acordo inédito entre Governo e MPMS garante legalização das linhas de transporte intermunicipal de passageiros
Cota Zero
Empresários realizam encontro da pesca no Pantanal em apoio a cota zero
Saneamento
Audiência pública vai debater contrato de concessão dos serviços de água e esgoto
Geral
Corumbá recebe coordenação do Programa Prefeito Amigo da Criança
Cidade
LGBT em Foco discute “Homofobia, Transfobia e Lesbofobia” nesta 2ª feira
Espaço saudável
Vereador sugere parceria para construção de parques infantis na cidade
Agricultura
Produtores de MS são conscientes da importância do vazio sanitário e Calendário de plantio
Ação Social
Ação mobilizou multidão no Centro Popular Nação Guató
Justiça
Ministério da Justiça prorroga presença da Força Nacional na fronteira
Resgatar Créditos
Tribunal de Contas pede prorrogação de Refis

Mais Lidas

Justiça
Ministério da Justiça prorroga presença da Força Nacional na fronteira
Espaço saudável
Vereador sugere parceria para construção de parques infantis na cidade
Agricultura
Produtores de MS são conscientes da importância do vazio sanitário e Calendário de plantio
Política
Governador Reinaldo Azambuja vai à Brasília para debater diretrizes do FCO