Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Sylma Lima faz a história do webjornalismo em Corumbá

20 setembro 2018 - 07h42Ariane Martins
Há 25 anos atuando na comunicação a jornalista foi correspondente de grandes emissoras de rádios e televisão por todo pais, como CBN Nacional e TV Record. Foto: Gilson Carvalho.

Emblemática, cheia de magnetismo e carisma, Sylma Lima possui caraterísticas marcantes e fama de durona. Ela não só acompanhou a revolução no modelo de produção e distribuição das notícias, como também ajudou a escrever a história do webjornalismo em Mato Grosso do Sul, bem como a democratização da informação.

O seu primeiro contato com o jornalismo online foi no site Pantanal News, (A.Anache) em 1998. Em 2003, encerrou o ciclo como professora universitária e lançou o site Capital do Pantanal, que no dia 23 de outubro completará 15 anos, um dos pioneiros do Estado e o mais antigo site de notícias de Corumbá.

“Desde o início, eu queria fazer algo diferente, que tivesse mais informações da nossa cidade, com a identidade do povo fronteiriço. Meu objetivo era regionalizara notícia, criar um portal jornalístico que participasse do cotidiano dos corumbaenses, que tivesse suas reivindicações, reclamações e aspirações. Não queria ficar somente nas cópias, compartilhando notícias de outras fontes. Quando os grandes jornais impressos começaram a fechar, eu percebi que tinha tomado o caminho correto”, explicou a jornalista.

Sylma trouxe para o webjornalismo toda a experiência adquirida numa década de experiência em rádio (Clube, CBN,CPN) em que repórter de rua. Nos anos em que prestou serviço para a Rádio Clube de Corumbá, ganhou a confiança dos ouvintes e transformou-se em porta-voz da população na busca permanente por melhorias nas áreas essenciais.

“Onde tinha uma injustiça, lá estava eu, cobrando, pedindo explicações para o delegado, prefeito, diretor de hospital, ou quem qualquer outro público que negligenciasse os cidadãos de bens. Ganhei a fama de briguenta, entretanto, sempre fui muito querida no meio do povão. Pessoas que até hoje me reconhecem nas ruas, me abraçam e que tornaram-se leitores assíduos do meu site”, conta.

Para ela, jornalista morno não resiste. Talvez seja esse o principal motivo que mantém o Capital do Pantanal no ar, resistindo aos inúmeros desafios diários, “ tenho muitos processos na justiça, mas tenho vencido todos graças a Constituição que nos dá o sagrado direito de informar o que acontece à nossa volta, no artigo que nos respalda através da liberdade de imprensa” .

“Nenhum veículo se mantém no ar por tanto tempo se ele não primar pelos pilares que sustentam o jornalismo que é: precisão, concisão e a imparcialidade da notícia. É isso que tentamos diariamente”, explicou.

Todos têm voz no Capital do Pantanal e podem opinar e compartilhar notícias, desde o político mais importante, até a pessoa mais humilde. “ o direito a informação é sagrado. Eu quero continuar sendo a voz dessas pessoas. É essa a minha satisfação”, destacou.

Ao longo desses quinze anos, o Capital do Pantanal acompanhou e noticiou importantes fatos, desde crimes políticos a momentos de glória da cidade. “Tenho um acervo com mais de 100 mil fotografias. Acompanhei casos como Ocorema Táxi Aéreo, no qual assassinaram o piloto Luiz Fernandes de Carvalho, para roubar três aeronaves, que até hoje não foram encontradas e acredita-se que estão na Bolívia, acompanhei crimes graves como execução de policiais (Cabo Rudy), crimes como o da menina Lívia que está desaparecida há mais de dez anos,combate a coureiros de jacaré e gangues juvenis, num belíssimo trabalho do juiz Joviano Caiado, nos anos 90. Também, tive a oportunidade de entrevistar grandes artistas da terra, como o Jorapimo, expressionista, que buscava inspiração em ícones do Pantanal. Dois presidentes da república: Color e Lula, como o saudoso Ulisses Guimaraes, quando veio pescar no Pantanal com sua mulher dona Nora, pouco tempo antes de morrer numa explosão ,num helicóptero, até hoje uma incógnita”, relembra, “ inaugurei muita obra, cobri muito lançamento de pedra fundamental desde a época do ex deputado corumbaense Eliseo Curvo que já falava em corredor bi oceânico” .

Hoje, o site Capital do Pantanal é o mais antigo de Corumbá. “Querendo ou não, as pessoas gostando ou não do meu posicionamento, eu ajudei a escrever a história da minha cidade. Por meio Capital do Pantanal é que eles têm acesso às informações com requintes de detalhes.. Não me importo em dar a noticia em primeira mão, mas em fazer bem feito, essa é nossa marca”, destaca a empresária.

Para Sylma, a Comunicação é uma ciência em transformação e a maneira de levar a informação para as pessoas muda constantemente. “Hoje, temos uma maneira diferenciada de trabalhar, de postar a nossa notícia e se destacar. Quero continuar evoluindo, fazendo o que eu gosto e ajudando a minha cidade”, finaliza. A grande festa está marcada para esta quinta-feira,20, no terraço da boate 1054 com shows da Pesada, saxofonistas e DJ Léo, onde recepcionará 250 convidados. (Matéria extraída revista AL.SO)

Enfrentando desafios e até descontentamento de colegas  a jornalista comomeora estes ultimos 15 anos como uma grande vitória profissional. Foto: Gilson Carvalho

Sylma Lima é jornalista (MTB 139/MS), radialista (MTB 127/MS), foi professora universitária de Língua Portuguesa (UFMS). Formada em letras pela UFMS, habilitação em Português, Inglês, Latim e Literatura. É especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira (RJ), Gestão da Comunicação e Marketing Institucional pela Universidade Castelo Branco (RJ). Atua na área de comunicação e expressão com ênfase em produção de texto com técnica do desbloqueio. Foi Conselheira Estadual dos Direitos da Pessoa Humana na gestão do ex governador Andre Puccinelli (MDB).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas