Matrículas - Sesi

Sesi e Senai abrem inscrições para ensino gratuito em seis cidades

Por Assessoria14 NOV 2017 - 09h06min
Unidades de Corumbá possuem vagas disponíveis.Foto: Divulgação

O Sesi e o Senai estão com inscrições abertas do processo seletivo para preencher 210 vagas gratuitas de educação básica articulada com a educação profissional distribuídas por seis cidades de Mato Grosso do Sul. As vagas são voltadas para adolescentes interessados em cursar o Ensino Médio nas escolas do Sesi em Aparecida do Taboado, Corumbá, Dourados Maracaju, Naviraí e Três Lagoas ao mesmo tempo em que farão cursos de nível técnico nas unidades do Senai nesses seis municípios.

Para participar, o estudante deve comprovar idade limite de 17 anos até a data da inscrição, cuja a segunda etapa de seleção começa no próximo dia 7 de dezembro e termina no dia 12 de dezembro. O processo inclui análise curricular e elaboração de uma Redação para seleção dos aprovados, sendo que nesta modalidade de ensino articulado o aluno frequenta as aulas do Ensino Médio na Escola do Sesi, no período e matutino e, na parte da tarde, faz um curso de nível técnico em uma unidade do Senai.

Ao todo são 35 vagas para cada uma das seis cidades e os cursos oferecidos pelo Senai são técnico em automação industrial (Aparecida do Taboado), técnico em mecatrônica (Corumbá), técnico em química (Dourados e Maracaju), técnico em administração (Naviraí) e técnico em logística (Três Lagoas). “A oferta de formação articulada entre a educação básica do Sesi e a educação profissional do Senai é uma oportunidade interessante para a formação diferenciada dos jovens, que terá acesso a um ensino tecnológico e empreendedor e, ao mesmo tempo, estará dotado de competências esperadas para o mercado de trabalho”, avaliou a gerente de educação do Sesi, Simone Cruz.

A gerente de educação do Senai, Dagmar Viana, afirma que a oferta de educação articulada é uma iniciativa estratégica que busca promover uma formação integral do cidadão. “Esse processo de articulação dá ao aluno a oportunidade de ampliar suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho cada vez mais exigente e mais competitivo”, acrescentou.

Processo seletivo

O processo seletivo é realizado em duas fases. Na primeira, é feita uma análise de desempenho escolar do aluno durante o 9º ano do Ensino Fundamental, por meio do boletim de notas do ano letivo de 2017. O candidato deverá comparecer pessoalmente à secretaria da Escola do Sesi de seu município, dentro do prazo estabelecido - 7 a 12 de dezembro - para entregar o boletim (que deve conter o carimbo da escola de origem) acompanhado dos pais ou responsáveis, e levar, ainda, originais e cópias do RG e CPF.

O horário de funcionamento das secretarias é das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30. É calculada, então a média aritmética das notas do 1º, 2º e 3º bimestres do ano letivo e, caso o valor obtido seja inferior à 7, o aluno é automaticamente eliminado do processo. A lista dos classificados será publicada nos murais das Escolas do Sesi no dia 14 de dezembro.

Neste mesmo momento, o aluno selecionado deverá consultar no mural o ensalamento para a realização da prova de Redação, que será aplicada no dia 15 de dezembro. No momento da prova, é preciso levar o RG original e caneta esferográfica na cor preta com tubo transparente.

As notas e resultado desta etapa serão divulgados no dia 10 de janeiro de 2018, e o período de matrículas para os aprovados inicia no dia 10 de janeiro, e segue até 15 de janeiro de 2018. Todas as informações sobre os requisitos para inscrição no processo seletivo, datas, prazos, documentação necessária e conteúdo da prova de Redação podem ser conferidos na aba “Processo Seletivo” dos sites do Sesi e Senai.

Serviço - Mais informações pelos telefones 0800-7070-745 (Senai) ou 0800-723-7374 (Sesi)

 

Deixe seu comentário

Leia Também

Fuga

Interno não consegue entrar com celular e foge do semiaberto

Serviço

Testes na nova ETA de Ladário pode causar falta de água até sábado (25)

Otimismo

Aumenta vagas de emprego no comércio de MS

Comunicado

Prorrogada publicação dos classificados no processo seletivo da Fundtur

Educação

Governo finaliza compra de uniformes, kits e merenda escolar para 2018

Economia

Com R$ 1,6 bilhão de MS, volume contratado do FCO em 2017 já é recorde histórico no País

Conflito territorial

Fazenda Baía da Bugra em Porto Esperança é invadida por indígenas