Governo - Campanha HPV

Sesi de Corumbá inicia nesta sexta-feira o 5º Torneio Interclasse de Robótica

Por Kamilla Marques14 JUN 2018 - 09h00min
Interclasse de robótica em corumbáFoto: Daniel Pedra

Com seis equipes participando, a Escola do Sesi de Corumbá inicia, nesta sexta-feira (15/06), a 5ª edição do Torneio Interclasse de Robótica, que será realizado na quadra poliesportiva da instituição de ensino. A competição segue até sábado (16/06), quando toda a comunidade do município está convidada a acompanhar, gratuitamente, das 13 às 18 horas, as emocionantes disputas entre robôs construídos pelos estudantes.

O torneio é promovido anualmente pelas sete unidades da rede de escolas do Sesi no Estado como preparação para o Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL), que reúne no 2º semestre do ano as escolas da instituição em todo o País. No Estado, a Escola do Sesi de Três Lagoas promoveu o interclasse nos dias 8 e 9 de junho e as próximas escolas do Sesi a realizaram o torneio são as de Dourados (29 e 30 de junho), Naviraí (11 de agosto), Aparecida do Taboado (18 de agosto), Campo Grande (20 e 21 de agosto) e Maracaju (1º de setembro).

Em Corumbá, concorrem as equipes Star Trek, do 6º ano do Ensino Fundamental, Lego Space e Guardiões do Lego, do 7° ano do Ensino Fundamental, Interface, do 8° ano do Ensino Fundamental, Guardiões Estrelares, do 9° ano do Ensino Fundamental, e a equipe oficial da Escola do Sesi de Corumbá, Tupinambótica.

Na sexta-feira (15/06), os alunos serão avaliados internamente nas categorias Projeto de Pesquisa, Core Values, Design do Robô e Desafio do Robô. Na etapa de Design do Robô e Desafio do Robô os alunos são avaliados quanto ao desenho mecânico, estratégias e inovação na programação, e também na série de missões programadas para cada robô desenvolver na mesa durante partidas de dois minutos e meio cada.

Nos projetos de pesquisa os alunos apresentarão soluções inovadoras de acordo com a temática da FLL proposta para este ano “Into Orbit - Você tem o que é necessário para ir para o espaço?”. Na avaliação do Core Values, os alunos serão submetidos a uma atividade em grupo em que os juízes avaliaram se valores como trabalho em equipe foram contemplados. No sábado (16/06), todos os alunos vão apresentar ao público presente seu desempenho em cada categoria proposta.

Durante o Interclasses, os alunos intensificam a preparação para o Torneio de Robótica FLL, que está em sua 30ª temporada e vai “explorar, desafiar e inovar na vasta imensidão do espaço”. Embora o tema da temporada 2018/2019 da FLL já seja conhecido, o grande desafio só será anunciado em 1º de agosto. Os torneios regionais vão de 17 de novembro de 2018 a 13 de janeiro de 2019, e a Grande Final será em março de 2019, na Europa.

Deixe seu comentário

Leia Também

Acessibilidade

Vereador pede ao Governo, recuperação de calçada de escola estadual

Educação

Com diretores da REME, Prefeitura celebra Dia dos Professores

Meio ambiente

PMA realiza soltura de jacaré-de-papo-amarelo capturado por bombeiros

Economia

MS teve 2,2 mil demissões por acordo desde o início da reforma

Acessibilidade

Solicitada recuperação de passarela de acesso a escola em Porto Esperança

Geral

Dois morrem afogados em córrego e amigos usam anzol para encontrar corpos

Geral

Depois de alerta de emergência, Rio Miranda volta ao nível normal