Matrículas - Sesi

Ruiter representa o Brasil em seminário internacional do FONPLATA sobre hidrovia

Por Prefeitura Muniipal de Corumbá23 OUT 2017 - 09h24min

Seminário Internacional em Assunção terá participação do prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira. A finalidade é discutir a importância da infraestrutura hidroviária e ferroviária para a integração regional. No Paraguai, Ruiter terá participação no painel sobre “O papel da hidrovia na integração física regional”. O evento acontecerá na manhã de terça-feira, 24 de outubro, no Hotel Crowne, e é organizado pelo Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata – FONPLATA.

A finalidade é discutir a importância da infraestrutura hidrográfica e ferroviária para a integração regional. Foto: Renê Márcio carneiro/PMC

O prefeito da capital do Pantanal é o representante do Brasil no seminário, que terá participação do Ministro de Obras Públicas do Paraguai, Ramón Jiménez; do secretário executivo do Comitê Intergovernamental da Hidrovia, Luis Pablo Niscovolos; de Fausto Arroyo, especialista sênior de logística e transporte; e do vice-presidente da Administração Nacional de Portos do Uruguai.

O seminário está sendo promovido levando em consideração que nas últimas décadas países da América Latina têm avançado em questões de integração econômica e a região tem conseguindo superar os riscos dos mercados globais. Nesse contexto, a integração física entre os países é fundamental. Para a organizadora do seminário, a melhoria na qualidade e cobertura dos serviços de infraestrutura amplia os níveis de produtividade, reduz custos, impulsiona a competitividade e aumenta a demanda de novos serviços. Nesse âmbito, a América Latina está atrás da Ásia, América do Norte e Europa.

Atualmente, nos países da Bacia do Prata, composta por Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, há um crescente interesse em potencializar o desenvolvimento hidroviário da região, através dos rios Paraguai, Paraná, Uruguai e Prata. Com quase 3.500 quilômetros de extensão, com cerca de 17 milhões de pessoas, a hidrovia Paraguai-Paraná é fundamental para melhorar a competitividade logística dos países que compõem o FONPLATA. Por isso, o seminário propõe analisar o papel da infraestrutura na integração regional e discutir desafios e oportunidades que permitam superar os principais obstáculos para a melhoria do setor.

O painel contará com moderação da especialista em transporte e logística (CEPAL) Alejandra Gómez Paz. Ela levantará questionamentos de pontos estratégicos do tema e os palestrantes poderão  manifestar seus posicionamentos e discutir sobre os aspectos que considerarem mais importantes. O tempo estimado para o diálogo é de uma hora e meia e cada palestrante terá cinco minutos para fazer cada uma de suas considerações.

“Será uma excelente oportunidade para debatermos os principais desafios e obstáculos que existem sobre a hidrovia do Rio Paraguai e mostrar o que ela representa e poderia representar para Corumbá, como também para o Brasil, já que estamos falando em integração entre países, em termos econômicos e de desenvolvimento. Nossa participação ainda deve mostrar os motivos que levam nossa rede hidroviária ainda não ser protagonista no ramo de transportes e quais entraves existem, tanto relacionados a questões ambientais, quanto logísticos”, afirmou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

Na ocasião, serão discutidas propostas concretas sobre regularização, mobilidade e logística e investimentos prioritários em infraestrutura e serviços que permitam dinamizar a produção e o comércio na região com o objetivo de modificar o atual cenário. O papel de órgãos multilaterais de financiamento como o FONPLATA para dinamização do funcionamento da hidrovia também será debatido. Todas as despesas com a viagem e estadia do prefeito de Corumbá em Assunção estão sendo custeadas pela organizadora do evento.

 

--

Deixe seu comentário

Leia Também

Combate ao tráfico

Polícia Civil estoura ‘boca’ no Loteamento Pantanal

Procon

Empresas são autuadas por impedirem reserva de passagens interestaduais gratuitas

Emprego

Mercado de Trabalho de MS inicia recuperação e gera mais de 700 vagas em outubro

Educação

IFMS divulga gabarito do Exame de Seleção para os cursos técnicos

Brasil

Presídios terão banco de dados sobre situação de detentos

Concorrência

Ônibus vai operar de Corumbá para Capital com fretagem a R$ 140 ida e volta

Segurança

Receita doa câmeras ao Município e amplia videomonitoramento na fronteira