Matrículas - Sesi

Ruiter deixa grande legado e lacuna na esfera pública corumbaense

Por Assessoria PMC01 NOV 2017 - 12h22min

Todas as vezes que disputou eleições para o cargo de prefeito de Corumbá, Ruiter entrou para vencer. Na primeira disputa, em 2004, foi eleito com 55% e reeleito, em 2008, com 81,31% dos votos válidos, duas candidaturas pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Já no PSDB, tornou-se prefeito pela terceira vez, vencendo a eleição em 2016, com 46,41%. De 1932 para cá, quando os administradores de Corumbá passaram a receber a denominação de prefeitos, Ruiter foi o primeiro a assumir a administração do Município por três vezes.

Durante quase nove anos à frente da administração municipal, Ruiter sempre fez questão que elevar a autoestima dos corumbaenses, favorecendo a cultura, o turismo e economia da Cidade Branca. Mas o bem-estar das pessoas também sempre foi lembrado por ele. Pensando na população ribeirinha, na sua primeira gestão iniciou uma ação que mudaria o “Povo das Águas” e que posteriormente se tornaria Lei Municipal. O programa social tem realizado milhares de atendimentos desde 2005, mudando a vida dos ribeirinhos, levando mais saúde, assistência e dignidade.

Ruiter foi prefeito de Corumbá, por quase nove anos. Foto: Renê Márcio Carneiro/PMC

Mas as comunidades ribeirinhas foram lembradas dentro de outro projeto, o “Prefeito Presente”, criado por Ruiter para aproximar o gestor municipal dos moradores de Corumbá. Nas ações, além de diversos serviços prestados à comunidade dos bairros, a população tinha a oportunidade de conversar diretamente com o prefeito, que ouvia demandas e deliberava ações.

Grande foi a contribuição de Ruiter para com os consumidores de Corumbá ao instalar na Capital do Pantanal o Procon, em 2008. Na atual gestão, denominado Agência Municipal de Defesa do Consumidor, o Procon tem auxiliado moradores em diversas questões no âmbito do Direito do Consumidor, sendo um dos mais atuantes no Estado. Em 2017, o projeto de revitalização da iluminação pública com a troca de 9 mil lâmpadas, para tecnologia LED, das vias de Corumbá foi iniciado em sua terceira gestão, iniciativa que vai proporcionar mais beleza e segurança à cidade.

Amante do futebol, botafoguense de coração e apaixonado pelo Corumbaense Futebol Clube, Ruiter, através da Prefeitura de Corumbá, apoiou o time pantaneiro e o ajudou a disputar partidas em nível estadual, firmando convênio de dez anos entre o Município e a Liga de Esportes de Corumbá (LEC). Em 2017, vibrou de emoção junto com toda população de Corumbá com a histórica vitória do time como campeão estadual de futebol, depois de 33 anos sem o título.

Sob seu comando, a Prefeitura Municipal de Corumbá promoveu três concursos públicos, convocando 1.200 novos servidores nos anos de 2006 e 2008 e abrindo 635 vagas em todos os níveis em 2011. Trouxe o plano de saúde da Cassems para o servidor municipal e instituiu o kit natalino como Lei Municipal, favorecendo a categoria.

Ainda cuidando da população, através de recursos federais trouxe vários conjuntos habitacionais para Corumbá. O Casa Nova I e o conjunto Pró Moradia pelo PAC 1, o Corumbella pelo “Minha Casa, Minha Vida” e o Casa Nova II, que inauguraria em dezembro, pelo PAC 2, além dos conjuntos Flamboyant 1, 2 e 3. Alguns conjuntos já inaugurados e outros próximos da inauguração oferecem mais conforto e dignidade aos moradores da cidade. Em 2017, aderiu aos lotes urbanizados e chamamento de 360 unidades que iriam beneficiam, inclusive, funcionários públicos.

Melhorando a infraestrutura da cidade, criou o programa “Se essa rua fosse minha” e lajotou diversas alamedas em diversos bairros de Corumbá nos oito anos das duas primeiras gestões. Pensando nos casais apaixonados menos favorecidos financeiramente, criou, em 2006, o “Casamento Civil Comunitário”, oferecendo chance a centenas de casais se unirem legalmente e sem custos.

Foi Ruiter quem trouxe o Centro de Convenções para Corumbá, inaugurado em 2009, e hoje o principal local para eventos formais de toda natureza, desde cursos, encontros profissionais, palestras, cerimônias políticas e exposições. Trouxe para Corumbá a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), instalando-a na parte alta da cidade, favorecendo a população que mora distante do Pronto-Socorro, localizado no Centro.

Em sua gestão, foi organizado o evento de pesca esportiva “Festival Pantanal das Águas”, com edições nas suas duas primeiras gestões municipais. Resgatando a cultura corumbaense, reorganizou o Carnaval Cultural retomando a grandiosidade da festa e projetando o evento no âmbito estadual e nacional. Da mesma forma fez com o Arraial do Banho de São João, resgatando sua regionalidade e sua importância para a cultura local.

Funcionário público de carreira, Ruiter sempre incentivou a educação e construiu algumas creches e escolas, como a Escola Municipal Almirante Tamandaré e a Djalma Sampaio, e o Centro de Educação Infantil Professora Hélia da Costa Reis. Em fevereiro de 2017, tombou a Catedral Nossa Senhora da Candelária como Patrimônio Histórico e Cultural do Município.

O legado deixado por Ruiter Cunha de Oliveira para o município de Corumbá e para a população corumbaense é enorme. Sempre valorizando o funcionalismo público e atento aos mais carentes, Ruiter deixa grande lacuna na esfera pública da cidade.

 

Deixe seu comentário

Leia Também

Estratégia

Fiscalização pode deixar passageiros da Siriema a pé

Transporte

Seriema não quebra monopólio e terá que atuar dentro da lei da fretagem

Alerta

Consumidor deve desconfiar de grandes descontos em Black Friday, diz Procon

Em pauta

Prefeito discute medidas para cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal

Evento

Interessados em participar das oficinas do VI Fegasa devem se inscrever até 28 de novembro

Internacional

América Latina joga 145 mil toneladas de lixo orgânico por dia em aterros

Política

Anthony Garotinho e Rosinha são presos no estado do Rio