Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Reforma da Previdência: Estado possui competência suplementar e nada muda por enquanto

23 março 2017 - 09h30Portal do MS

O tema escolhido pelo Governo do Estado e por representantes sindicais para o Fórum Dialoga realizado nesta quarta-feira (22) veio de encontro ao anúncio feito pela Presidência da República na noite de ontem (21) de retirar servidores públicos estaduais e municipais da proposta que muda as regras de aposentadoria.

De acordo com a Procuradora Jurídica da Agência de Previdência Social do Mato Grosso do Sul, Drª Renata Raule Machado, o anúncio da retirada dos servidores dos estados e municípios da PEC 287 não altera a competência dos poderes no que diz respeito à legislação previdenciária.

“Por enquanto tudo continua como está, pois nossa competência é suplementar. A União estabelece as normas gerais, e nós estabelecemos as normas suplementares, que é como está hoje, somente alterações administrativas com relação a nossa legislação de 2005 que pode ser alterada, mas não pontualmente com relação aos benefícios. Temos que esperar a PEC e acompanhar se haverá mudanças na competência dos estados e municípios” pontuou Renata.

Entre os mais de 50 representantes sindicais que participaram do Fórum, o Presidente do Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul (Sindifiscal), Marco Aurélio Cavalheiro Garcia, destacou a importância desse tipo de diálogo com os servidores.

“Poucos sindicalistas e servidores, entendem realmente de regras de aposentadoria e funcionamento da Agência de Previdência do Estado. É uma discussão importante porque estamos num momento de discussão sobre uma possível reforma previdenciária a nível nacional. Muito importante o Governo abrir o debate entre os servidores, assim como foi feito hoje” concluiu.

Representando a Secretaria de Administração e Desburocratização, o secretário adjunto da pasta, Édio Viegas participou do Fórum Dialoga, e destacou que a previdência é fundamental não só para o Estado, mas para o servidor.

“A gestão de previdência não pode ser só do Governo, tem que ser especialmente do servidor. Vamos aguardar as definições do Governo Federal sobre quais assuntos serão remetidos aos estados, e a partir dai chamaremos um novo Fórum para aprofundar esse debate, e buscar alternativas, construir propostas para resolver o problema da previdência” pontuou Viegas, destacando que não adianta culpar gestões anteriores. “O fato é existe um déficit, se o Governo não tiver a responsabilidade de cuidar disso agora, quem ira sofrer no futuro é a família do servidor” finalizou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril