Régis Governo

Projeto inclui doadores de sangue na vacinação contra gripe

Por Campo Grande News17 ABR 2018 - 10h55min
Deputados Renato Câmara e Paulo Siufi, autor do projeto, durante sessão na AssembleiaFoto: Assessoria/ALMS

O projeto do deputado Paulo Siufi (MDB) inclui os doadores de sangue nos grupos que têm prioridade na vacinação contra o vírus H1N1, mais conhecida como “Gripe A”. A intenção é contribuir com os bancos de sangue, para que haja mais pessoas fazendo doação e ajudando a salvar vidas.

Só vai entrar neste grupo aqueles que são doadores regulares, tendo ao menos três (doações) por ano. No caso dos homens pode se doar a cada dois meses e das mulheres em três (meses). “Temos que manter essa regra para que aquele que doa apenas uma vez e nunca mais volta não se beneficie de algo voltado para aqueles que realmente são doadores regulares”, explicou o autor.

O deputado explica que os doadores já receberam a vacina que imuniza contra o vírus H3N2, que é um subtipo do vírus da gripe que já começa afetar a população. Para ter acesso (vacina) é preciso um documento emitido pelo órgãos competente, podendo ser do Banco de Sangue da Santa Casa ou do Hemosul.

“Os bancos de sangue em nosso Estado vivem no limite de sua capacidade. Os doadores habituais não podem fazê-lo quando estão gripados, o que aumenta esse déficit. Por isso, é preciso sempre realizar campanhas para que a população compareça e doe”, explica o deputado.

O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado no plenário pelos deputados. Se for aprovado, ainda precisa passar pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode sancionar ou vetar a matéria.

Deixe seu comentário

Leia Também

Educação

Vereador pede recuperação de estrutura física de escolas da Reme

Refis

Contribuinte tem até sexta-feira para quitar débito de ICMS com desconto de até 90%

Sócios do Pcc

Grupos terroristas lucram com contrabando e tráfico na fronteira

Contrabando

Grupo de repressão da Receita combate descaminho e pirataria em Corumbá

Operação Boas Festas

Em 24 horas equipes do 6º Batalhão e Polícia Militar prendem 7 indivíduos foragidos da justiça

Operação Boas Festas

Equipe do 6º Batalhão e Polícia Militar prende autores por tráfico de drogas

Política

Senador eleito é réu em ações de improbidade de mais de 2 bilhões de reais