Andorinha 70 anos

Projeto inclui doadores de sangue na vacinação contra gripe

Por Campo Grande News17 ABR 2018 - 10h55min
Deputados Renato Câmara e Paulo Siufi, autor do projeto, durante sessão na AssembleiaFoto: Assessoria/ALMS

O projeto do deputado Paulo Siufi (MDB) inclui os doadores de sangue nos grupos que têm prioridade na vacinação contra o vírus H1N1, mais conhecida como “Gripe A”. A intenção é contribuir com os bancos de sangue, para que haja mais pessoas fazendo doação e ajudando a salvar vidas.

Só vai entrar neste grupo aqueles que são doadores regulares, tendo ao menos três (doações) por ano. No caso dos homens pode se doar a cada dois meses e das mulheres em três (meses). “Temos que manter essa regra para que aquele que doa apenas uma vez e nunca mais volta não se beneficie de algo voltado para aqueles que realmente são doadores regulares”, explicou o autor.

O deputado explica que os doadores já receberam a vacina que imuniza contra o vírus H3N2, que é um subtipo do vírus da gripe que já começa afetar a população. Para ter acesso (vacina) é preciso um documento emitido pelo órgãos competente, podendo ser do Banco de Sangue da Santa Casa ou do Hemosul.

“Os bancos de sangue em nosso Estado vivem no limite de sua capacidade. Os doadores habituais não podem fazê-lo quando estão gripados, o que aumenta esse déficit. Por isso, é preciso sempre realizar campanhas para que a população compareça e doe”, explica o deputado.

O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado no plenário pelos deputados. Se for aprovado, ainda precisa passar pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode sancionar ou vetar a matéria.

Deixe seu comentário

Leia Também

Imigrantes

Comissão dos refugiados haitianos vê situação periclitante em MS

Fronteira

Corumbá é a mais nova rota para haitianos

Economia

Preço da soja teve leve alta no mercado de MS em julho

Cidade

Prefeitura prorroga pagamento do IPTU; 1° vencimento será em 08 de agosto

Policial

Mulher acusa irmão e marido de estupro coletivo dentro de casa

Economia

Governo publica decreto que antecipa parcela do 13º para aposentados

Educação

Sesc Corumbá terá Café Literário e oficina de escrita criativa