Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Professora é única selecionada de MS para Academia de Inovação do Google

14 outubro 2019 - 11h43MidiaMax

Com o advento das tecnologias e popularização de celulares, TVs e computadores, cada vez mais as pessoas passam grandes partes do dia olhando para telas de diferentes tamanhos. Ler um livro físico de 100 páginas parece se tornar algo obsoleto e fora de época, principalmente para os jovens. Para os professores, isso se torna um grande desafio.

E é a resposta para este problema que busca a professora Daiani Damm Tonetto Riedner, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, que foi selecionada no último mês para participar de uma oficina do Google For Education, serviço gratuito da empresa multinacional. Entre 36 escolhidos, a professora é a única representante do Mato Grosso do Sul e de rede pública de ensino superior que participará do projeto.

A cada 2 anos o Google busca propostas para projetos de inovação na educação e dá assessoria para realização dos mesmos na instituição durante o período de um ano. A primeira turma de Inovadores, nome dado aos pesquisadores da plataforma, foi constituída em 2014. A segunda edição foi em 2017, e a terceira é a de 2019.

Para a seleção dos Innovators foi necessário o preenchimento de um extenso formulário que avalia a presença digital, capacidade de colaboração e mobilização institucional para promover mudanças no contexto de atuação. A pedagoga Daiani Riedner sugeriu ao programa desenvolver maneiras para que professores possam engajar estudantes à leitura e à participação nas aulas utilizando de tecnologias diversas e tornando o conteúdo atrativo.

A professora também afirma que não só no nível superior, mas também em níveis fundamentais e médios, vários professores tem dificuldades práticas de passar o conteúdo aos alunos e lidam com a falta de interesse dos mesmos quando são impostas formas de aprendizado tradicionais e desatualizadas.

“Meu projeto tem como objetivo desenvolver estratégias para ajudar os professores a trabalhem de forma mais dinâmica para que os estudantes se sintam engajados e criem experiências de aprendizagem diferenciadas com uso de tecnologias, que podem ser levadas para sua futura prática pedagógica. Hoje a leitura precisa ser mais dinâmica. Os alunos ainda precisam ler muito. Mas as estratégias de trabalho para a aprendizagem do quê se lê precisam ser diversificadas”, ressalta Daini.

Entre estratégias que a professora já adota em suas aulas está o uso do ambiente virtual na aprendizagem, como a utilização de aplicativos práticos, grupos no WhatsApp, além do compartilhamento de experiências com outros professores por grupo de pesquisa e um canal no Telegram, onde divulga conteúdos relacionados à educação e tecnologias.

A professora Daiani Damm Tonetto Riedner participa da Academia de Inovação do Google For Education na sede em São Paulo presencialmente dos dias 5 a 7 de dezembro de 2019. Após a oficina, será desenhado o Projeto de Inovação com participação de um mentor do Google até dezembro de 2020 para fazer o projeto se concretizar. Para saber mais, basta entrar em contato com o grupo de pesquisa Educação, Tecnologias e Formação Docente, da UFMS, pelo e-mail: [email protected]

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Infraestrutura
Reparos na ponte sobre o rio Paraguai conta com estrutura de última geração e apoio de alpinistas
Dia do Artesão
Seu Sabastião é homenageado com 'Medalha Conceição dos Bugres' na ALEMS
Escondidas
Mulher é presa tentando entregar droga escondida na comida em presídio de Corumbá
Na Capital
Deputado federal preso por mandar matar Marielle Franco desembarca em MS
Trânsito Proibido
Caminhão desobedece sinalização e tomba na galeria da XV de novembro
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril
Registro Civil
Em 2022, número de nascimentos cai pelo quarto ano e chega ao menor patamar desde 1977
Ciclo de Palestras
IFMS promove palestras sobre inclusão no contexto educacional
Gabinete de Integração
Presidente do TJ entrega melhorias e assina parcerias em Corumbá

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Socorrida pelo pai
Autor de violência doméstica é preso em flagrante em Corumbá
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário