Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

PROCON Corumbá articula convênio com Núcleo de Solução de Conflitos do TJMS

14 janeiro 2019 - 12h14PMC

A Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Corumbá) articula a formalização de um convênio com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). O assunto foi discutido pelo diretor-executivo do Procon Corumbá, Vital Gonçalves Miguéis, e o desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, coordenador da Mediação do Nupemec, durante reunião na quinta-feira, 10 de janeiro.

O diretor-executivo do Procon Corumbá explicou que a iniciativa tem como objetivo preparar os conciliadores e mediadores para atuarem junto ao Procon e ainda disponibilizar o acesso ao sistema eletrônico do Judiciário para a confecção dos termos de acordo e homologação pelo juiz indicado. O acordo a ser assinado, explicou Vital Miguéis, será nos moldes do convênio firmado pelo TJMS com o Governo do Estado em 2018, para atender ao Procon estadual em Campo Grande.

“Vai funcionar assim: o consumidor virá a Agência (Procon), fará sua reclamação, a empresa será notificada para se manifestar em 15 dias. Ela se manifestando haverá uma audiência de tentativa de conciliação, prevista no Código de Defesa do Consumidor e no Código Civil. Havendo acordo, este será remetido diretamente para o Tribunal de Justiça, onde o juiz homologará e formará titulo executivo judicial”, explicou o titular da Agência de Defesa do Consumidor. “A população corumbaense será diretamente beneficiada”, explicou Vital Miguéis.

O desembargador coordenador da Mediação do Nupemec, Ruy Celso Barbosa Florence, elogiou a iniciativa do diretor do Procon de Corumbá em procurar o Núcleo, uma vez que a mediação e a conciliação são os métodos mais eficazes para a solução de conflitos, e tanto podem ajudar sobremaneira na resolução de litígios entre fornecedores e consumidores locais, como contribuir para a diminuição de demandas consumeristas junto ao Judiciário da Comarca.

A formalização do convênio está em fase de tramitação. “Vamos entrar em contato com o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Corumbá, Maurício Cleber Miglioranzi Santos. Vou me reunir com a OAB para dar ciência da ação. Trabalhamos para implantação ainda neste primeiro semestre do ano. Estamos providenciando a documentação necessária para o convênio”, complementou o diretor-executivo do Procon Corumbá.

“A administração do Marcelo Iunes tem como determinação o trabalho da conciliação. A política do Procon Corumbá não é multar, é orientar. Buscamos regular a relação de consumo entre consumidor e fornecedor. O Procon vai fazer campanhas em busca dessa harmonia, temos de orientar e educar. O papel do Procon não é apenas fiscalizar ou multar. A politica da administração do prefeito Marcelo Iunes é para orientar, conciliar. Mas, orientou não cumpriu temos de seguir os trâmites legais”, finalizou o diretor-executivo da Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal