Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Procon autua nove postos de combustíveis na Capital e preço da gasolina não baixa

21 março 2020 - 10h00Correio do Estado

Ação da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) fiscalizou 13 postos de combustíveis em Campo Grande e autuou nove deles no período de 15 a 18 de março, em diferentes regiões da Capital. 

Entre as irregularidades encontradas estão produtos com validade expirada e informações incompletas ou com dificuldades para entendimento pelos consumidores ou, ainda, a inexistência de exemplares do Código de Defesa do Consumidor para consulta. 

Também houve casos de divulgação, por meio de placas, a respeito da diferença percentual em relação aos preções dos combustíveis, principalmente gasolina e etanol.

Na maioria dos estabelecimentos, que possuem acesso por mais de uma rua, a placa com os preços estava voltada apenas para uma das vias, o que dificulta à população tomar conhecimento dos valores. A ausência de informações a respeito da possibilidade de pagamentos por dinheiro ou cartões de crédito e débito, sendo que há diferenciação entre preços também constitui irregularidade. 

Entre os produtos impróprios à comercialização, há a existência de fluido para freios e solução para limpeza de para-brisas com prazos de validade expirados, até em mais de um ano. Um produto estava com a fabricação rasurada e não teve condições de fazer a verificação do seu vencimento. 

INTERDIÇÃO

Participaram da ação integrantes do Instituto Nacional de Metrologia/MS (Inmetro), da Delegacia do Consumidor (Decon) e Agência Nacional de Petróleo (ANP). Inmetro encontrou irregularidades graves que levaram a interdição de dois postos. 

Considerada falta grave, foi detectada erro na medida de combustível vendido ao consumidor, com entrega menor do que, na realidade, constava na bomba e foi cobrado. Com isso as unidades foram interditadas até a correção do defeito na bomba sendo encaminhada notificação aos responsáveis.

Do total de postos, foram autuados dois da rede Taurus (Pororoca nas ruas 26 de Agosto e Três Barras), Automaster (avenida Calógeras), WA (Tonico de Carvalho), Alloy (Fernando Corrêa da Costa), Katia Locatelli (Ceará), Aero Rancho (Thirson de Almeida), Lotus (Cassim Contar) e Depetroleo (Jonas Corrêa da Costa).

PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS 

Com a nova redução anunciada nesta quarta-feira, 18, o preço da gasolina vendida pela Petrobras nas refinarias já caiu 30,1% e o do diesel, 29,1% no ano.

A baixa, no entanto, ainda não foi totalmente repassada para o consumidor, avaliam analistas, que já previam uma queda gradual nas bombas dos postos de abastecimento.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos postos de abastecimento a gasolina o preço continua alto em todo o Estado.

COMO DENUNCIAR NO PROCON

Todo cidadão que se sentir lesado em sua relação a possível preço abusivo nos postos de combustível do Mato Grosso do Sul, tem à disposição um número de telefone para denunciar. Basta discar 151 ou pelo site: http://www.procon.ms.gov.br/fale-conosco/

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas