Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Prefeitura e movimento LGBT realizam roda de conversa para discutir direitos

28 junho 2016 - 14h43Sandro Asseff

A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a de Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Corumbá ,a ONG Instituto Diversidade Pantanal e a Associação Corumbaense e Ladarense LGBT, realizarão no próximo dia 30, no auditório do Sindicato Rural, a partir das 08 horas, a primeira etapa voltada para servidores da Saúde e Assistência Social, onde discutirão direitos e deveres do público LGBT.

Já no período da tarde, com a presença da Dr. Júlio César Valcanalia Ferreira, advogado especialista em Direito LGBT, e Sra. Márcia Gomes de Moraes, Conselheira Estadual de Saúde, acontecerá a I Roda de Conversa sobre os direitos e Políticas Públicas para o público LGBT. Bem como na  oportunidade os interessados, munidos de seus documentos pessoais,poderão solicitar  a carteira com nome Social.

Esse evento faz parte das comemorações do dia Internacional do Orgulho Gay. Sendo que o Movimento em Defesa dos Direitos dos Homossexuais surgiu na Europa, no final do século passado. A sua principal bandeira é a descriminalização da homossexualidade e o reconhecimento dos direitos civis dos homossexuais.

Só depois da Segunda Guerra Mundial o Movimento começou a estruturar-se na Europa e nos Estados Unidos. Mas o principal marco simbólico para o moderno Movimento Homossexual Internacional é o dia 28 de junho de 1969, conhecido como Dia Internacional do Orgulho Gay/Lésbico, devido à “Rebelião de Stonewall”.

 

Stonewall

 

Entre 1967 e 1969, Stonewall Inn era um bar divertido localizado na rua Christopher, no centro da zona gay da cidade de Nova Iorque. Anteriormente uma garagem foi adaptada com orçamento reduzido e transformou-se num lugar, apesar de pintado de preto, animado e tolerante que atraía uma grande variedade de tipos de pessoas, especialmente jovens, e tornou-se uma alternativa aos "apropriados" ambientes caseiros ou aos inacessíveis bares de encontros do circuito gay.

Na noite de 28 de junho de 1969 uma força policial invadiu o bar Stonewall, o que já era fato comum na época. Alegavam vistoria na licença para a venda de álcool, pois os homossexuais eram considerados doentes e, por isso, não podiam consumir bebidas alcoólicas. Mas nessa noite o público se revoltou, e o motim veio seguido de violentos protestos. O dia 28 de junho, também conhecido como "Dia da Libertação da Rua Christopher", foi a primeira de várias noites em que a famosa rua se transformou num verdadeiro campo de batalha.

Os protestos de Stonewall marcaram o começo do movimento de libertação gay que transformou a opressão do público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) em chamadas para o orgulho e a ação. Desde então temos testemunhado um florescer espantoso da cultura gay, que mudou o mundo para sempre.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas
Turismo
Profissionais do Nordeste do Brasil recebem capacitação sobre destinos turísticos de MS

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo