Andorinha

Prefeitura e Gapa retomam castração gratuita de cães e gatos

Por Redação18 MAR 2017 - 09h07min
Castração gratuita começou nesta quinta-feira.Foto: Renê Marcio Carneiro

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o GAPA (Grupo de Apoio e Proteção aos Animais), retomaram nesta semana a castração gratuita de cães e gatos. O trabalho, que estava paralisado desde 2013, será realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
 
O principal objetivo da ação é reduzir a população de animais domésticos soltos nas ruas da cidade. Outra preocupação é inibir a raiva e promover a posse responsável, conforme a Lei Ambiental Federal 9.615, que inclusive prevê multa e prisão para donos que negligenciam seus animais.
 
Por conta do longo período de paralisação, já existe uma fila com aproximadamente 500 animais que serão encaminhados pelo GAPA para o CCZ. “É preciso ressaltar que se o dono quer castrar seu bicho, ele precisa entrar em contato com o GAPA, não adianta levar ao CCZ”, reforçou a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Walquiria Arruda da Silva.
 
“Uma vez na lista, este animal vai passar por uma triagem para saber se ele tem condições de passar por uma cirurgia ou não. É preciso saber, por exemplo, se ele tem anemia ou alguma doença que gere risco cirúrgico”, complementou Elizangela de Oliveira Campos Cifuentes, presidente do GAPA.
 
Esse trabalho é uma retomada do Termo de Cooperação Técnica firmando em julho do ano passado entre Prefeitura e GAPA, que prevê que o Poder Público Municipal ceda equipe técnica e espaço físico e a ONG entre na parceria com material de consumo e permanente para realização da ação.
 
As castrações serão realizadas sempre de terça a sexta-feira. O dono do animal leva o bicho um dia antes para o pré-operatório e deve busca-lo no final do dia seguinte. Serão 20 castrações por dia. Para inserir o animal na lista basta ligar, em horário comercial, para o Gapa no número 99917-0405. 

 

Deixe seu comentário

Leia Também

Educação

Matrícula para cursos técnicos integrados do IFMS em Corumbá inicia nesta quarta

Direito

Determinação obriga INSS agendar perícia médica em até 45 dias em municípios de MS

Desenvolvimento

Turismo de MS será divulgado durante o Festival das Cataratas

Prazo

Trabalhador tem até sexta-feira para sacar o PIS/Pasep

Investigação

Governo apura fraudes da JBS em acordo de incentivos fiscais

Imposto

Ladário prorroga vencimento da primeira parcela ou cota única do IPTU para julho

Cultura

Governo anuncia recurso de R$ 2,4 milhões para Festival América do Sul