Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Prefeitura de Ladário garante liberação do terminal de gado aos produtores do Pantanal

11 novembro 2019 - 10h30Assessoria

Reunião do Sindicato Rural de Corumbá com a prefeitura de Ladário definiu que tão logo se resolvam questões relacionadas à regulamentação do porto fluvial do município, junto à Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), o terminal de embarque e desembarque de gado será liberado provisoriamente para atender os produtores rurais do Pantanal.

O prefeito de Ladário, Iranil Soares, assumiu o compromisso e garantiu que é prioridade da prefeitura, que pleiteia a concessão do porto – o processo tramita em Brasília -, a operacionalização imediata do terminal de gado. A suspensão de desembarque de animais, há dois anos, vem causando uma série de prejuízos à pecuária pantaneira.

O secretário municipal de Fomento e Desenvolvimento Econômico, Edil Benzi, disse que a prefeitura de Ladário tem o maior interesse em resolver esse impasse. “Sabemos da urgência e da necessidade dos pecuaristas em contar com a estrutura para escoar sua produção”, ressalvou, adiantando que o assunto está sendo tratado diretamente com o governo federal.

“Para liberar o terminal precisamos dessa regulamentação do porto, que deve ocorrer nesta semana. O porto ainda está em nome da Portobras (Empresa de Portos do Brasil), extinta nos anos de 1990, e pertencente ao município de Corumbá. Precisamos fazer a atualização cartorária junto à União e estamos alinhados com Brasília”, explicou o secretário.

Morte de animais

O presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Leite, destacou que a reunião com o prefeito Iranil Soares e o secretário Edil Benzi foi esclarecedora e que aguarda a liberação emergencial do terminal. Participaram do encontro os pecuaristas Manoel Martins de Almeida e Emílio César Miranda de Barros, conselheiros e ex-presidentes da entidade ruralista.

“Estamos desembarcando o gado na Prainha Vermelha, em Corumbá, onde, de cada 100 animais que chegam nos boieiros após três dias de viagem, 15 morrem por falta de estrutura mínima e adequada para receber os animais”, declarou Luciano Leite. “É uma situação impraticável, que se agrava com as dificuldades de acesso de caminhões ao porto-geral.”

Além de garantir uma solução imediata para a operacionalização do terminal de gado, o secretário Edil Benzi anunciou, na reunião, que o município de Ladário, tão logo seja declarado autoridade portuária e assume a concessão do porto fluvial, construirá uma nova estrutura para atender os produtores rurais do Pantanal, inclusive com área para descanso dos animais.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal