Micareta

Prefeitura apresenta projeto de Bases Comunitárias na SENASP

Por Prefeitura de Corumbá13 MAR 2018 - 10h07min
Prefeito apresentou projetos com ações integradas na área de segurança públicaFoto: Divulgação

A Prefeitura de Corumbá apresentou à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) projetos para instalação de três Bases Comunitárias na cidade. “Estas bases serão criadas no distrito de Albuquerque e nos bairros Cervejaria e Padre Ernesto Sassida. Hoje, esses são os grandes gargalos na área de segurança em nosso município”, informou o secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, tenente-coronel da Polícia Militar César Freitas Duarte. Apresentado em Brasília pelo prefeito Marcelo Iunes, a iniciativa prevê a integração de diversos órgãos ligados à segurança pública.

“Buscamos formalizar parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para atendermos, em cada Base, 80 crianças em situação de vulnerabilidade através do projeto ‘Guarda Mirim’. A UFMS nos forneceria os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação para trabalho no contra turno da escola regular dessas crianças, com aulas de reforço. Teríamos ainda um guarda para trabalhar questões relacionadas a Civismo e Cidadania. Dentro da Base também teríamos uma Patrulha Maria da Penha. No bairro Cervejaria uma base ambiental em parceria com a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal para trabalhar conscientização e educação ambiental; além de dar suporte à fiscalização no âmbito municipal. Contemplaríamos a Guarda Mirim, Guarda Ambiental, Patrulha Maria da Penha tudo na mesma base. Vamos propor um acordo com a Polícia Militar para que tenhamos, em cada Base Comunitária, 10 policiais militares para ações do PROERD, que é a maior ferramenta de prevenção ao uso de drogas. A Guarda Municipal manteria equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) para a proteção daquele prédio público”, explicou o secretário.

Ainda em Brasília, o secretário manteve reuniões com o secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Alberto dos Santos Cruz. No encontro foram discutidas situações referentes à violência e acesso às drogas, que por conta da localização fronteiriça de Corumbá, “fomenta uma série de outros crimes, como roubos e furtos, que afligem a sociedade corumbaense”, observou Freitas.

Na reunião com a Senasp ainda foram tratados assuntos ligados ao serviço de Inteligência; efetivo das forças federais na fronteira na região de Corumbá; realização de ações integradas e linhas de financiamento para a área de Segurança Pública.

 

Deixe seu comentário

Leia Também

Cultura

Marcha para Jesus reforça parceria de Corumbá e COREME

Saúde

MS está em campanha para vacinação de adolescentes contra HPV

Educação

IFMS segue com inscrições abertas para cursos técnicos integrados ao ensino médio

Saúde

MEC habilita faculdade particular para implantar curso de Medicina em Corumbá

Economia

Dólar abre em alta, cotado a R$ 4,12

Eleições 2018

Líder, Azambuja tem 42,9%; juiz Odilon é segundo, com 29,35%

Policial

Acusado de matar adolescente e jogar corpo em córrego se apresenta a polícia